Câmara divulga lançamento de projeto da Unimep que promove interação social com crianças africanas

17/6/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do gabinete do vereador Pedro Cruz (PSDB) reservou as dependências do Salão Nobre "Prof. Helly de Campos Melges", na manhã de hoje (17), às 9h00 para realizar Ato Solene que marca o lançamento do Projeto "NI/COMEX Feliz 2013: Missão Guiné-Bissau", que consiste numa ação de voluntários de cunho filantrópico, sem fins lucrativos, idealizado e promovido pelo Curso de Negócios Internacionais da Faculdade de Gestão e Negócios, da Universidade Metodista de Piracicaba, em comemoração aos 15 anos de atuação na área.


A missão do projeto é exportar, já nos próximos dias, um contêiner do tipo 40 pés (dry), composto por brinquedos novos para a Guiné-Bissau, país da região Noroeste, do continente africano, tendo como alvo crianças de zero a 10 anos, que façam parte de uma instituição de ensino  e, um hospital, reconhecidos ou legalizados pelo governo local. A expectativa é que os brinquedos sejam distribuídos no Natal deste ano. O projeto integra alunos, professores, instituições públicas e privadas para exportação de produto que promova ações práticas de temas abordados em salas de aula, de modo a integrar o conhecimento teórico e prático, demonstrando aos alunos a importância de trabalho social, amparado por valores  substanciais na formação do profissional de negócios internacionais, destacando a responsabilidade social, respeito e valorização da cultura, etnia e crença do outro país. O projeto também visa a sustentabilidade e os direitos humanos e, desenvolve o espírito de equipe entre os alunos.


O Reitor da Unimep, Prof. Gustavo Jacques Dias Alvim abriu o ciclo de discursos no Ato Solene para enfatizar o papel da Unimep no período pós globalização, em projetos que visam intercâmbios que marcam a internalizaçao do conhecimento, sendo que a Instituição está presente em mais de 30 países; bem como está inserida no "Mundo Sem Fronteiras", com vários alunos da Faculdade de Gestão e Negócios.

O vereador Pedro Cruz destacou o papel da Unimep em aceitar os grandes desafios em prol de ações sociais. E, considerou que o projeto vem de encontro à grande preocupação em oferecer mais condições de qualificar os nossos jovens. E que o trabalho dos alunos da Unimep vai em busca de uma socidade mais justa e fraterna, na promoção de justiça com igualdade e liberdade. O parlamentar também exortou a classe empresarial e firmar parcerias em apoio ao projeto.


O professor e coordenador, Mário Polis discorreu sobre a importância dos alunos terem escolhido um país do continente africano para mostrar uma ação prática dos temas abordados em sala da aula, de modo a integrar o conhecimento teórico e prático. Também comentou sobre o papel do Instituto da Mulher e, da Criança e Adolescente. Além de funcionários do Porto da Guiné-Bissau que dão sustentação ao projeto. O professor Rogério Teixeira da Cruz também ocupou a Tribuna de Honra da Câmara para destacar os 15 anos do Curso de Gestão da Unimep ao escolher uma iniciativa que causa impacto pela sua relevância social.


O aluno de pós-graduação em Gestão Internacional da Unimep, Luiz Tuga falou como representante de seu pais. E, lembrou que a Guiné-Bissau, com uma população com mais de 1,5 milhão de habitante, colonizado por Portugual é um dos países mais pobres do mundo, sendo que o projeto irá beneficiar crianças que às vezes nem roupas tem para ir à escola, mas que terão a alto estima valorizada no recebimento do brinquedo. Tuga também considerou o momento político de seu país, com um governo provisório desde o final do ano passado, sendo que a população ainda enfrenta muitos problemas de infra-estrutura. Luiz Tuga esteve acompanhado na Câmara por sua esposa Toia João Mane, estudante de Recursos Humanos, no Senac-Piracicaba e pelo estudante de Computação, Isaque Mandigna.

 

 

Compartilhe no Whatsapp