da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A Campanha de Vacinação contra a Gripe termina nesta sexta-feira (14) em Piracicaba. Balanço da Vigilância Epidemiológica aponta que 78,5% das pessoas com indicação haviam sido imunizadas no município até ontem (11). A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 80% do público-alvo.
Devem ser vacinadas gestantes, crianças com idade entre seis meses até dois anos, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos (acima de 60 anos) e trabalhadores da saúde, além das pessoas com doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados, que podem usar a receita médica ou uma carta com indicação do médico para receber a dose da vacina.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, 61.454 pessoas receberam a vacina no município entre o dia 15 de abril – data de início da campanha – até esta quarta-feira. A meta de 80% já foi atingida entre as crianças (81,72% de cobertura), além das puérperas e trabalhadores da saúde, que chegaram a 100% de cobertura.
Os menores índices de cobertura vacinal estão entre os idosos (74,5%) e gestantes (75,9%). O secretário de Saúde, Pedro Mello, lembra a importância das pessoas que fazem parte do grupo de indicação receberem a dose da vacina. “Muita gente deixa para a última hora. A vacina é importante para garantir qualidade de vida e prevenir a doença, principalmente entre as gestantes e os idosos, e por isso pedimos que as pessoas procurem uma unidade de saúde em busca da vacina, que não causa gripe, como muita gente pensa, pois ela é feita de fragmentos inativados do vírus”, disse.
PARALISIA INFANTIL
A Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil prossegue até o dia 21 de junho em todas as unidades de saúde. Segundo a Vigilância Epidemiológica, até esta quarta-feira (11) 65% das crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos já haviam sido vacinadas. O número corresponde a 13.604 crianças e a meta da Secretaria é vacinar 95% das 20.901 crianças nessa faixa etária no município.
Segundo a Secretaria, entre os dias 17 e 21 haverá a vacinação em escolinhas de educação infantil particulares e da rede municipal de ensino. A vacina está disponível ainda nesta quinta-feira (13), no sábado e no domingo, das 7h às 17h, no PAI (Pronto Atendimento Infantil), que também disponibiliza a vacina contra a gripe neste feriado.