da assessoria de imprensa
Novas turmas iniciam em maio e junho
Os alunos do Programa Aprendizagem em Gestão e Negócios do Senac Piracicaba estão desenvolvendo trabalhos que buscam resolver ou minimizar problemas sociais na região.
Um grupo apresentará em 17/7, no Senac Piracicaba, como finalização do módulo 1 do Programa Aprendizagem, uma proposta de melhoria para a situação dos moradores de rua de Piracicaba, que ficam sob os dois viadutos próximos a um hipermercado na cidade, no bairro Pauliceia.
Os estudantes tiveram uma reunião com o presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, João Manoel dos Santos, para discutir a questão e buscar soluções junto ao poder público. Agora, eles vão se reunir também com a secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes Secamilli, que é responsável pelo atendimento aos moradores de rua em Piracicaba.
Outro grupo do Programa Aprendizagem está desenvolvendo um projeto em Rio das Pedras, município a 14 quilômetros de Piracicaba. Após diagnosticar o alto número de cães e gatos abandonados e a ausência de um centro de zoonoses na cidade, os alunos estão em busca de parcerias para a implantação do primeiro centro. Participaram de uma sessão plenária da câmara para expor a situação aos vereadores, que relataram a agilização do processo de instalação do Canil Municipal, já que o projeto só estava no papel. Os aprendizes seguem acompanhando o andamento da instalação do canil.
O estudante Vítor Hugo Avancini diz que refletir sobre moradores de rua e possíveis soluções para esse problema fez com que mudasse sua percepção sobre o trabalho dos agentes públicos e as dificuldades que enfrentam. A aluna Beatriz Almeida Costa afirma que o trabalho com o centro de zoonoses foi um momento de autoconscientização e cidadania, que ajudaram em seu crescimento pessoal e profissional.
Segundo João Carlos Goia, gerente do Senac Piracicaba, as duas ações são exemplos de como o Programa Aprendizagem auxilia no despertar de valores e na construção de competências e da cidadania em jovens que se preparam para o mercado de trabalho.
“O Senac se preocupa com a capacitação técnica que o mundo do trabalho demanda, mas também desenvolve o espírito de cidadania, cooperação, cortesia e fraternidade, porque é desse cidadão que a sociedade precisa”, afirma o gerente.
O Senac Piracicaba deve fechar 2013 com 400 estudantes atendidos no Programa Aprendizagem. O curso tem 1.333 horas – 400 delas no Senac e o restante na empresa.
Aprendizagem
O Programa Aprendizagem se enquadra nas exigências da Lei do Aprendiz, que define que as empresas de médio e grande porte contratem aprendizes para seus quadros funcionais. Os alunos são matriculados no Senac pela própria empresa dos setores de comércio de bens, serviços e turismo da cidade e região que os emprega.
Estão abertas as inscrições para a próxima turma no primeiro semestre, que inicia em 25 de junho. Os empresários interessados podem procurar o Senac Piracicaba pelo telefone (19) 2105-0199.