Programa fornece quase 13 mil litros de leite por mês

3/6/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, o Viva Leite – programa do governo estadual – distribui 12.930 litros de leite a cada mês em Piracicaba. Criado com o objetivo de oferecer suplemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo, o programa atende 862 crianças de baixa renda no município, com o fornecimento de leite pasteurizado enriquecido com ferro e vitaminas A e D.

Com baixa renda e histórico de risco nutricional, as crianças são encaminhadas à CPAN (Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição) da Secretaria de Saúde pelas unidades da Atenção Básica.

Para entrar no programa, as crianças precisam ter idade entre seis meses e seis anos e renda mensal familiar inferior a dois salários mínimos. Por meio de uma entrevista socioeconômica, a CPAN define o ingresso de cada criança no programa.

Como contrapardida, os responsáveis pelas crianças participantes assumem o compromisso de levá-las a cada quatro meses em sua unidade de referência para a realização da pesagem, além de participar de reuniões sobre o programa.

Ao completar sete anos ou a não retirada do leite por três vezes consecutivas excluem automaticamente a criança do programa. O desligamento pode ser solicitado ainda a qualquer momento pela própria família.

Em Piracicaba, a distribuição do Viva Leite é feita mas unidades do PSF (Programa Saúde da Família) Algodoal, Boa Esperança 1 e 2, Bosques do Lenheiro 1 e 2, Cecap, Chapadão 1, Itapuã 1, Jaraguá 1, Jardim Oriente, Jardim Vitória, Mario Dedini 1 e 2, Paineiras, Parque Orlanda, São José e Vila Fátima, além das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Alvorada, Balbo, Coreia, Esplanada, Independência, Novo Horizonte, Piracicamirim, Planalto, Santa Teresinha, Vila Cristina e Vila Rezende.

Compartilhe no Whatsapp