ETE Ponte do Caixão será operada pela Águas do Mirante

28/5/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A partir de 1º de junho a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Ponte do Caixão será operada pela empresa Águas do Mirante - por meio da PPP (Parceria Público Privada). O anúncio de transição de operação foi feito hoje, dia 28, por representantes da empresa COM Engenharia, que opera a ETE até o próximo dia 31. 

Na ocasião foram entregues ao presidente do SEMAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) Vlamir Schiavuzzo, relatórios e manuais de operação referente aos 12 primeiros meses de operação realizados pela COM. “A ideia é mostrar o processo, etapas de tratamento e como ele funciona. Esta estação representa 75% do esgoto tratado, e opera com sistema aeróbio, que não possui mau cheiro”, declarou Maickel Machado, gerente da COM Engenharia.

Schiavuzzo destacou o processo para conclusão da ETE, desde as críticas até ativa participação da população nas audiências públicas, quando todo o método foram esclarecidos. “ A ETE tem a melhor eficiência que se pode ter de uma estação que opera há tão pouco tempo. Com tratamento correto e a preocupação com o meio ambiente, não houve nenhuma reclamação de mau cheiro, isso comprova o que o trabalho foi bem feito. Esta estação foi construída com recursos próprios do SEMAE, foram investidos aproximadamente R$ 55 milhões em todo o sistema da ETE Ponte do Caixão”, disse. O presidente da autarquia declarou que até 2014 Piracicaba terá 100% do esgoto tratado, com a construção das ETE Bela Vista, Anhumas e Ártemis. “O esgoto é um problema que o mundo todo enfrenta, o SEMAE cumpre o seu papel e proporciona uma qualidade de vida melhor para a cidade” enfatizou. 

A ETE - Ponte do Caixão está localizada em terreno situado na margem esquerda do Rio Piracicaba. Foi dimensionada para atender 150 mil habitantes. Conta com sistema de três tanques – cada um tem 2.500 m2 – e três decantadores de 910 m², onde o lodo é separado da água que é devolvida 100% tratada ao rio Piracicaba. 

Compartilhe no Whatsapp