da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
O vereador José Aparecido Longatto (PSDB) e o secretário municipal de Obras, Arthur Ribeiro Neto, conferiram a situação enfrentada por motoristas que utilizam o acesso ao distrito de Santa Teresinha localizado próximo ao Posto Santa Teresinha (Posto Bigaton), no km 170 da SP-304 (Geraldo de Barros).
Por conta da velocidade permitida na rodovia (o limite é de 110 km/h para carros), os veículos que saem do bairro pela rua Nossa Senhora do Carmo em direção ao Centro da cidade têm dificuldades de cruzar a pista e usar a rotatória.
Os riscos de acidentes no trecho são iminentes, sobretudo em dias com visibilidade reduzida e pista escorregadia, como na manhã chuvosa desta segunda-feira (27). Em poucos minutos no local, foi possível flagrar motoristas passando apuros ao tentar pegar o retorno para ir ao Centro. Longatto sugere que na via seja instalado um radar, a fim de conter a velocidade no trecho urbano da SP-304. "Se passassem a 40 km/h, não teria problema nenhum aqui. Nas BRs do Sul do país, há lombadas em todos os trechos de rodovia em cidade, pois a parte que está dentro do perímetro urbano compete ao município administrar, senão não tem jeito." De acordo com Arthur Ribeiro Neto, o trecho no km 170 da SP-304 deve passar por uma remodelação, que está sendo analisada pelo Departamento de Estradas e Rodagem. "Quanto a uma nova intersecção, passagem subterrânea ou viaduto, o DER está fazendo o estudo. Já tem uma nova [intersecção], aqui na Piracicaba-Charqueada, que está contratada e vai ser executada", disse o secretário. "Agora, se terá alguma nova, não está neste contrato. Por isso, é preciso ver no DER, que está estudando a possibilidade de executá-la ou não", completou Arthur Ribeiro Neto, que esteve acompanhado do engenheiro Jorge Akira Kobayaski, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes. FAIXA DE DESACELERAÇÃO Assim, os veículos que trafegam no sentido Piracicaba-São Pedro da SP-304 acessariam a entrada, percorreriam uma parte da rua Nossa Senhora do Carmo e, logo adiante, usariam uma alça para fazer o retorno até o posto.
Longatto também propõe que, logo antes do acesso ao distrito de Santa Teresinha, próximo ao Posto Bigaton, seja aberta uma faixa de desaceleração para permitir que os caminhões que param para abastecer no estabelecimento façam a manobra com segurança.