Semdes reúne mais de 300 pessoas em mobilização

20/5/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Mais de 300 pessoas estiveram presente durante a passeata que reuniu crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento realizado no último dia 18 de maio pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), teve concentração em frente ao Mercado Municipal.

A data escolhida em razão do “Crime Araceli”, criada pela Lei Federal n.º 9970/00 como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Crianças e Adolescentes”, tem o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira quanto aos casos de violação de direitos humanos, que crianças e adolescentes sofrem todos os dias.

A passeata contou com a participação de crianças da Escola Municipal do Monte Rey “Geraldo Bernardino”, adolescentes do Instituto Formar, do Centro Comunitário do Monte Alegre, Escola Estadual Adolpho Carvalho , crianças e adolescentes do Case – Centro de Atendimento Socioeducativo, do Recriando, Projeto “Desporto de Base” da Selam, rainhas e princesas da Festa das Nações. Enquanto a passeata descia a rua governador, até a praça José Bonifácio, o corredor comercial transformou-se num potencial público, interessado e disposto a conhecer as formas de denunciar a violência contra crianças e adolescentes.

Na praça Central, não podia ser diferente, o público prestigiou apresentações culturais com o grupo de dança de rua, de Rogéria Zago professora nos Centros Culturais da Semac, capoeira e break com crianças e adolescentes do Case, apresentação musical com adolescentes do Recriando, banda do Instituto Formar, brinquedos infláveis e barracas de informações, sobre os serviços oferecidos às vítimas de violação de direitos.

Na oportunidade, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes Secamiili agradeceu a forte colaboração dos parceiros para a realização do evento e falou sobre a importância da população em mobilizar ações para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. “É importante que a sociedade se conscientize e busque denunciar sempre. Nossas crianças e adolescentes necessitam desse apoio. A denuncia é anonima e pode dar voz a crianças e adolescentes”, ressalta.

Em Piracicaba, a Semdes por meio dos Centros de Referencia Especializado de Assistência Social (Creas), oferece o serviço de proteção, orientação e atendimento

especializado à famílias e indivíduos - Paefi, por meio de serviços de apoio, orientação e acompanhamento à famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça e violação de direitos. Atualmente, 62 casos de crianças e adolescentes vitimas de abuso e exploração sexual, estão em atendimento.

 

Mobilização

Para mobilizar e sensibilizar a população quanto à importância de denunciar os casos de violência, o evento reuniu também no dia 17 de maio, pelo menos 100 pessoas, no auditório do Senac para um debate com profissionais atuantes no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Para falar sobre o assunto, foram convidados o advogado, Dr. Willey Lopes Sucasas, o psicologo Marcelo Moreira Neumann e a assistente social Alice Gonzales que discutiram o tema de combate, dentro da atuação dos profissionais presentes. A palestra contou com a apresentação do coral “Encantar”, regido pelo Maestro Willian de Barros e o pianista Washington de Barros, com crianças e adolescentes do projeto Case.

Compartilhe no Whatsapp