da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A abertura da 30ª Festa das Nações ocorrida na noite da última quarta-feira (15), no Engenho Central, pelo prefeito Gabriel Ferrato e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Ferrato, atraiu bom público, que presenciou a apresentação das rainhas e embaixadoras e danças típicas. Presenças ilustres no palanque, o Cônsul Geral da Coréia em São Paulo, Sang Shik Pak e o Presidente da Hyundai Motor Brasil, Willian Lee, se emocionaram com a solenidade e destacaram o caráter filantrópico do acontecimento.
O evento, um dos mais importantes do calendário turístico de Piracicaba acontecerá até o próximo domingo (19) e reunirá em torno de 7 mil voluntários e 21 entidades assistenciais. Mais de 90 mil pessoas deverão passar pela festa. O vereador Pedro Kwai entregou moção de aplauso para a primeira dama e presidente do Fundo Social, Selma Ferrato.
Em seu primeiro mandato à frente da Festa das Nações, Gabriel Ferrato disse que a expectativa em relação à festa é positiva, pois segundo ele, a cada ano que passa, está mais organizada, participativa e alegre. Ele acredita que a população piracicabana mais uma vez ouvirá este chamamento e prestigiará as entidades que aguardam ansiosamente este acontecimento social.
O prefeito ressalta que a Festa das Nações faz parte da cultura e da divulgação do turismo de Piracicaba, mas, sobretudo, significa um laço muito forte de solidariedade da sociedade com as entidades sociais que atendem número significativo de pessoas que necessitam de apoio.
A presidente do Fundo de Solidariedade está otimista em relação ao sucesso da festa. Ela disse que tudo foi preparado da melhor forma possível e as expectativas são as melhores, lembrando que o evento é de solidariedade em benefício exclusivo das entidades sociais participantes.
Selma Ferrato reconhece o papel importante desempenhado pelos voluntários, diretores das entidades e servidores públicos, para que a Festa das Nações pudesse atingir este grande sucesso ao longo dos anos. “Sem o trabalho destas pessoas não seria possível manter o brilho desta iniciativa. É um trabalho que está vindo há 30 anos e significa muito para o aspecto social e de solidariedade do município”.
A presidente da Funjape (Fundação Jaime Pereira), Maria de Fátima Gandelim, representando as entidades participantes, afirmou que a Festa das Nações é um marco da solidariedade e a população tem respondido positivamente, participando e prestigiando as barracas. “O exercício de solidariedade fica expresso neste evento e através dele outros atos se solidificam, como a amizade e o companheirismo”.