da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
A TV Câmara Digital aberta marca novo momento na relação entre o poder político da cidade e a população. “O nosso objetivo é que todos entendam e acompanhem o trabalho desenvolvido pela Câmara de Vereadores de Piracicaba”, disse o vereador João Manoel dos Santos (PTB), presidente do Legislativo piracicabano. Em uma noite histórica, nesta terça-feira, 14, no salão nobre “Helly de Campos Melges” foi inaugurado, oficialmente, o Canal 60.1, levando as atividades dos vereadores a mais de 100 mil domicílios.
Durante o seu discurso, o vereador João Manoel dos Santos – que, em 2003, também como presidente do Legislativo lançou a TV Câmara, então restrita a canais pagos – destacou o histórico de conquistas na melhoria da transparência do Legislativo. “Aqui tudo que é feito é mostrado à população, sendo uma prestação de contas ao eleitor, que nos depositou a confiança e que nos exige atuação”, disse o vereador, que também lembrou que a conquista foi a “custo baixíssimo, segundo recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE)”.
A diretora do Departamento da TV Câmara, Marisa Libardi, apresentou os programas que, a partir de agora, estarão na programação diária. Além do Jornal da Câmara (exibido às segundas com reprise às quintas-feiras), também haverá o Galeria (pelo qual a história do Legislativo será contada a partir dos ex-presidentes), o Retrato Falado (com o intuito de divulgar a história dos atuais vereadores), documentários sobre festas e eventos populares da cidade, sem contar a exibição das reuniões ordinárias, extraordinárias, reuniões solenes e encontros das comissões permanentes, totalizando quase 9 horas de programação diária.
Representando o prefeito Gabriel Ferrato, o vice-prefeito João Chaddad lembrou que no Plano de Diretor do Município e do plano de governo apresentado ano passado durante as eleições, está o desafio de ampliar cada vez mais a participação da população nas ações do poder público de maneira geral. “É um desafio que todos temos em envolver a população nas discussões, porque, embora tenhamos recebido os votos dos eleitores, é importante que eles nos ajudem com sugestões para melhorarmos a nossa atuação”, disse Chaddad. A viabilização da TV Câmara Digital aberta é resultado da atuação da Associação Brasileira das Televisões e Rádios Legislativas, a Astral, para que as câmaras municipais passassem a ser emissoras digitais, integrando num mesmo sinal digital com a programação da Câmara dos Deputados, da Assembléia Legislativa de São Paulo e, no próximo semestre, deve também ser integrada a programação da TV Senado Federal. Evelin Maciel, diretora-coordenadora da Rede Legislativa de Rádio e TV da Câmara dos Deputados, explicou que a decisão por “compartilhar” o sinal dos poderes legislativos com as câmaras municipais e as assembléias estaduais foi motivada pelo barateamento deste sistema que, desta maneira, possibilitará, nos próximos anos, que a programação chegue a todos os municípios brasileiros. “Ficaria muito caro à sociedade brasileira se pensássemos numa transmissão direto de Brasília para todos os municípios”, afirmou Evelin. Já o diretor de Comunicação da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Antonio Denardi, lembrou que as câmaras municipais são o poder político “mais próximo da população”. “Como afirmava o ex-deputado Ulysses Guimarães, o cidadão brasileiro não vive na União, nem no Estado, mas é no município onde ele vive”, disse Denardi. A solenidade de lançamento da TV Câmara Digital aberta contou com a participação da dupla Craveiro e Cravinho, vozes oficiais do Hino de Piracicaba, e teve a presença dos vereadores Capitão Gomes (PP), Carlos Cavalcante (PPS), Chico Almeida (PT), José Benedito Lopes (PDT), Luiz Arruda (PV), Madalena (PSDB), Matheus Erler (PSC), Paulo Camolesi (PV), Pedro Kawai (PSDB), Pedro Cruz (PSDB) e Ronaldo Moschini (PPS). Também estiveram na solenidade os diretores Fábio Dionísio (Legislativo), Kátia Mesquita (Administrativo), Carlos Eduardo Gaiad (Comunicação) e Evandro Evangelista (Cerimonial), que atuou como mestre de cerimônias.