Festa das Nações: Barraca Nações Árabes realiza jantar antecipado no primeiro dia do evento

7/5/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A tradicional barraca Nações Árabes, presente na Festa das Nações de Piracicaba desde a primeira edição, em 1983, oferece, além de surpresas no cardápio, jantar antecipado no primeiro dia do evento (15/05), às 20h30.

No menu, entrada com minipão sírio, homus, azeitonas preta e verde, babaganuch, coalhada seca, esfiha decorada com gergelim, kibe recheado com carne e amêndoas. As opções de prato principal contemplam charutos de folhas de repolho e de uva, cafta ao forno, arroz marroquino, arroz com carneiro e grão de bico, tabule, carneiro a moda com molho de taratur, lombo de filhote assado no azeite. De sobremesa, sorvete de creme com frutas cristalizadas e, para finalizar, café árabe.

Os convites já estão à venda na sede do Cesac (Av. Marquês de Monte Alegre, 669 – Bairro Paulista), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As reservas de convite podem ser feitas pelos telefones (19) 3434-2020 ou 2533-3349.

Na foto, a rainha Laís Meneghini Galvani e a embaixadora Ana Clara Carletti.

A 30ª Festa das Nações de Piracicaba, realizada pela Prefeitura por meio do Fundo Social de Solidariedade, ocorre de 15 a 19 de maio, no Engenho Central, com a participação de 21 entidades representando diferentes nacionalidades.

Confira o cardápio da barraca:
• Entradas: coalhada seca, esfiha fechada de carne, homus (pasta de grão de bico temperada com molho de gergelim, limão e alho), kibe cru (carne moída e trigo, acompanhada de hortelã, cebola e azeite), kibe frito (recheado com carne moída) e pão sírio.
• Pratos quentes: arroz marroquino (arroz, carne moída, peito de frango e amêndoas), arroz com carneiro (arroz, grão de bico, pedaços de carneiro na manteiga e amêndoas), charuto de folha de uva (folha de uva recheada com carne moída e arroz), charuto de repolho (folha de repolho recheada com carne moída e arroz) e chichbarack (chapeuzinho de carne cozido na coalhada com hortelã e alho).
• Doces: bacleua (doce de massa folhada com recheio de nozes), burma (enrolado de macarrãozinho com nozes), halawi (doce de gergelin), kneff (ninho de macarrãozinho de pistache/nozes), maamul (doce de semolina recheado com nozes), mantecal, raha (bala de goma) e restilóz (doce de semolina com coco e amêndoas).
• Bebidas: água mineral, refrigerante, cerveja, vinho e árak (bebida típica com sabor de anis).

Sobre a entidade – A história do Centro Social de Assistência e Cultura Paróquia São José (Cesac) começou na metade da década de 1960, com a iniciativa do Monsenhor Luiz Gonzaga Juliani, atualmente pároco emérito da Igreja São José, na Paulista, de dar aulas de datilografia à comunidade do bairro. Aos poucos, o trabalho foi sendo desenvolvido e, em maio de 1967, o Centro Social nasceu.

Atualmente, o Cesac está à frente de dois projetos em parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba, para atender famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social de todas as regiões da cidade. O “Gerações” é um trabalho socioeducativo complementar às ações do Paif – Proteção e Atendimento Integral à Família, para pessoas em situação de vulnerabilidade social, beneficiários dos programas sociais de transferência de renda. E o “Programa de Desenvolvimento de Habilidades”, que também acontece no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Jardim São Paulo, São José, Novo Horizonte, Piracicamirim, Mario Dedini, Vila Sonia; no Cesac e no Centro de Arte e Ofícios (Caof) do bairro Jaraguá e Parque Piracicaba, com o objetivo de realizar oficinas e/ou cursos, proporcionando descoberta e desenvolvimento de habilidades social e produtiva. A população participa de cursos como o de informática, corte e costura, manicure e pedicuro, cabeleireiro, artesanato, padaria artesanal, salgado entre outros.

A creche Maria Maschietto Juliani também faz parte do trabalho realizado pelo Cesac, com capacidade de atendimento para 150 crianças de 2 a 5 anos. Atualmente, o Cesac é presidido por Adilson José Gomes e tem como diretor nato o Padre Marcelo Sales, pároco da Igreja São José.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Av. Marquês de Monte Alegre, 669, no bairro Paulista, em Piracicaba/SP. Telefones: (19) 3434-2020/2533-3349.

Compartilhe no Whatsapp