da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Através de iniciativa do vereador Luiz Carlos Arruda (PV), foi aprovada, na reunião ordinária desta segunda-feira (6), a moção de aplausos 99/2013 ao Lar Betel, em comemoração aos seus 60 anos de existência. A homenagem é endereçada ao presidente da entidade, Achile Mario Alesina Junior.
Fundado em 21 de novembro de 1953 por dona Branca Leite Marcondes, o Lar Betel (cujo nome significa "Casa de Deus") teve origem com um dedicado grupo de senhoras que se reunia no porão da Igreja Metodista Central de Piracicaba e costurava roupas para pessoas pobres, utilizando apenas materiais obtidos por doações.
A ideia inicial de dona Branca, ainda na década de 40, era fundar uma instituição que, denominada de "Serviço de Assistência Social Betel", colaboraria para a construção de pequenas casas para dar abrigo a famílias que já vinham sendo atendidas mediante o pagamento de aluguéis. Na época, a sede da entidade era constituída por duas alas: a primeira possuía oito casas para pequenas famílias e a segunda era distribuída em blocos, com dois salões coletivos, cozinha, refeitório, banheiro e escritório. Atualmente, o Lar Betel é uma entidade reconhecida como filantrópica e de utilidade pública pelos governos federal, estadual e municipal e conta com quase 100 idosos residentes, que recebem cinco refeições por dia, atividades de lazer, serviço de enfermagem 24h e atendimentos constantes de médico, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social e psicólogo. A entidade promove ainda momentos especiais de visitação, possibilitando a interação com a família do idoso.