da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
A história musical de Piracicaba está diretamente ligada à atuação da Escola de Música “Maestro Ernst Mahle” no município. A instituição completou dia 9 de março os 60 anos de fundação. Referência no Brasil e no exterior, a escola que pertence ao Instituto Educacional Piracicabano (IEP) recebeu Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Piracicaba, a partir de uma iniciativa do vereador Pedro Kawai. A entrega ocorreu no sábado, 27, antes do início do Concerto de Aniversário na sala “Dr. Mahle”.
“É uma honra em meu primeiro mandato homenagear a escola de música”, disse o vereador Pedro Kawai. “Não fosse o amor destas pessoas, destes profissionais, nada disso aqui seria possível”, destacou o legislador. Para Kawai, num setor difícil como o da música clássica, somente o “amor pela arte” poderia suportar os diversos obstáculos impostos a uma instituição deste gênero e transformar em ícone da cidade, que agora chega aos 60 anos, “mas esperamos que comemore outros e outros 60 anos”, disse.
A solenidade de homenagem contou com a presença do maestro Ernst Mahle e da sua esposa, Cidinha Mahle, responsáveis pela fundação e desenvolvimento da escola em suas primeiras décadas. Representando o prefeito Gabriel Ferrato, o diretor-presidente do Instituto de Planejamento e Pesquisas (Ipplap), Lauro Pinotti, destacou a importância da escola nas atividades culturais do município. “Tenho uma dupla satisfação nesta festa, primeiro, a de representar o prefeito e, em segundo, homenagear uma escola da qual eu e minhas irmãs fomos alunos, e faz parte da minha vida”, salientou.
O reitor da Universidade Metodista de Piracicaba, Gustavo Alvim, destacou o reconhecimento nacional e internacional da Escola de Música “Ernst Mahle”. “Estamos sempre buscando melhorar e ampliar ainda mais a qualidade das atividades aqui desenvolvidas”, destacou o reitor da Unimep. Já o coordenador da escola, Thiago Rozineli, destacou a importância da música. “Ela preenche todos os momentos da nossa vida, desde o religioso ao festivo, então é fundamental na sociedade”, disse. Instalada na rua Santa Cruz, 1155, no Centro, a Escola de Música “Maestro Ernst Mahle” possui área construída com salas de aulas, salas de concertos, instrumentos e uma diversificada musicoteca, com cerca de 17 mil partituras, considerada uma das mais completas do Brasil. Desde setembro de 1998, quando completou 46 anos, a administração da Escola de Música foi transferida ao Instituto Educacional Piracicaba (IEP), entidade mantenedora do Colégio Piracicabano e Unimep.