da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A Secretaria de Saúde vem realizando, desde janeiro, ações que visam facilitar a vida dos pacientes da Rede Municipal de Saúde. Entre emissão do Cartão Nacional de Saúde (CNS), recadastramento de usuários e mutirões foram atendidas 360.918 pessoas.
Além da Central de Relacionamento com o Usuário SUS (Centrus), a Secretaria conta agora com o apoio do Poupatempo Municipal para emissão de documentos na área de Saúde.
Desde maio do ano passado a emissão do Cartão Nacional de Saúde (CNS) é feita diretamente no Poupatempo. O CNS é obrigatório e todas as pessoas, sejam usuários do SUS ou de planos particulares. Até março deste ano, foram emitidos 316.340 cartões, sendo 38.431 para pacientes da Unimed, 18.931 da Amhpla, 15.878 da Santa Casa, 232.290 do SUS e 10.810 de outros planos de saúde.
Além desse serviço, o Poupatempo realiza também o recadastramento do cartão Saúde Piracicaba. De janeiro a março foram feitos 40.288 recadastramentos, sendo uma média de aproximadamente 700 pessoas/dia. Vale lembrar que aqueles que tiverem interesse deverão procurar a unidade de saúde referência e pedir o agendamento do recadastramento.
Recadastramento do cartão Saúde Piracicaba
Com dez guichês para atendimento da Secretaria de Saúde, no Poupatempo é possível fazer a confirmação de consultas agendadas pelo Centrus e outros serviços. Desde janeiro, atendendo a legislação, é possível acrescentar nos documentos o nome social utilizado pelo usuário. Cerca de 153 pessoas já utilizaram este serviço.
Para facilitar a vida de quem trabalha durante a semana, são realizados semanalmente, aos sábados, os Mutirões de Saúde. O coordenador do Centrus, Reginaldo Luiz Rosa de Oliveira, explica que a receptividade dos mutirões é positiva. “Já atendemos mais de 4 mil pessoas desde o começo do ano”, afirma.
Desde janeiro já foram atendidas 1.230 pessoas na área de urologia, 360 em dermatologia e 2.700 para clínico geral.
Os pacientes agendados para os mutirões são avisados, por telefone, pelo Centrus, com uma semana de antecedência. Apenas as pessoas agendadas são atendidas no mutirão.
Mais 800 pessoas este sábado
Este sábado (06) será realizado mais um Mutirão de Saúde. Estão agendadas 800 consultas médicas, sendo 350 na área de clínica geral, 300 em urologia e150 na área de dermatologia. Serão disponibilizados dez médicos, uma enfermeira, seis técnicos de enfermagem e seis atendentes. Os atendimentos acontecerão no Centro de Especialidades Médicas.