da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
O anúncio da Secretaria Municipal de Obras (Semob) de que irá licitar a reforma da Passarela Pênsil atende pedido do vereador Ary de Camargo Pedroso Jr. (PDT), feito no inicio de março com a Indicação 1160, de 2013, quando solicitou reparos e manutenção em piso de madeira. “Frequentadores deste ponto turístico solicitam melhorias e manutenção no piso, já que algumas peças estão se soltando”, apontou o vereador na propositura.
Na justificativa da indicação, Ary Pedroso Jr. lembra da importância da Passarela Pênsil, principal meio de acesso ao Engenho Central, onde acontecem diversos eventos durante o ano, como a Paixão de Cristo, o Salão Internacional de Humor e a Festa das Nações, assim como recebe milhares de turistas aos finais de semana, além de ser o endereço do Teatro Municipal “Erotides de Campos”.
O anúncio da reforma foi feita através do site da Prefeitura Municipal. O projeto conta com investimento de R$ 200 mil e engloba a construção de estrutura de proteção de ancoragem dos cabos na extremidade da avenida Beira Rio, semelhante a existente do lado do Engenho Central. Além disso, será feito tratamento contra ferrugem e pintura das torres metálicas, recuperação e pintura do guarda corpo, manutenção dos quatro pilares de madeira dispostos no acesso da avenida, substituição de algumas peças de treliças e troca das duas camadas do tabuleiro de madeira.
A Passarela, inaugurada em 1992, tem 72 metros de extensão. A arquitetura férrea é sustentada por cabos de aço e madeiramento. Em 2008, a passagem passou por manutenção, com a troca da madeira desgastada pelo tempo de uso. No ano anterior, a Semob havia feito o estiramento dos cabos de aço que sustentam o equipamento sobre o Rio Piracicaba.