Paiva aguarda cópia da análise da planilha de custos sobre o Transporte Coletivo Urbano

13/3/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

O vereador José Antonio Fernandes Paiva protocolou requerimento ao Chefe do Executivo solicitando uma cópia da análise da planilha de custos do transporte coletivo urbano, feita pela USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos.

O vereador José Antonio Fernandes Paiva solicitou ao Prefeito Municipal através do requerimento 281/2013, uma cópia da análise da planilha de custos do transporte coletivo urbano de Piracicaba, realizada pela USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos.

A solicitação se deve depois do aumento da tarifa do transporte coletivo, no dia 29 de dezembro, que passou para R$ 3,40 na compra a bordo e no TCI (Terminal Central de Integração) e R$ 2,25 para passe escolar. Com este aumento de 15 por cento , os alunos de várias universidades, estudantes do ensino médio e partidos políticos criaram o movimento Pula Catraca, que já fez mais de dez manifestações em frente ao TCI e algumas passeatas pelas principais ruas da cidade exigindo que o chefe do Executivo revogue o aumento da tarifa do transporte público. Devido estas manifestações o prefeito Gabriel solicitou um estudo a USP sobre a planilha do transporte público.
O vereador Paiva quis fazer uma discussão mais ampla sobre o assunto, para isso, solicitou que fosse realizada uma Audiência Pública com a participação dos secretários municipais, dos membros do Comitê Gestor de Transporte Público e cidadãos e cidadãs de Piracicaba.

Na oportunidade seriam debatidas as melhorias no transporte público, mais e melhores ônibus, menor intervalo de horários, mais carros nos horários de pico, mais pontos de embarque e desembarque, preço da passagem no terminal igual ao cartão TIP, redução no valor da venda a bordo, melhorar as condições dos terminais, mais equipamentos e melhor conservação, ampliar o Comitê Gestor do Transporte Coletivo e melhores condições para os motoristas. Mas por uma manobra da base governista o requerimento que solicitava Audiência Pública não foi aprovado em plenário.

Em dúvida se o aumento decretado pelo ex-prefeito Barjas Negri seria justo, o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) solicitou em 25 de janeiro, um estudo da planilha de custos para o Departamento de Transportes da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos. Os jornais locais noticiaram que o prefeito recebeu a análise em 23 de fevereiro, da USP contendo todas as informações referentes ao transporte público.

Para Paiva é importante que a sociedade civil conheça o resultado desses estudos. “Fomos pegos de surpresa com o aumento da tarifa no transporte público em Piracicaba, e várias irregularidades aconteceram desde então. O prefeito não publicou a planilha de custos no Diário Oficial do Município na data que teria que ser publicada, e visualizamos que Piracicaba tem a tarifa mais cara do Brasil, por isso temos que rever o aumento, e fazer um debate público sobre como poderíamos melhorar o sistema de transportes com ônibus de alta qualidade. O que vemos hoje são ônibus velhos e às vezes até sucateados que transitam pela nossa cidade”, declarou Paiva.

 

Compartilhe no Whatsapp