da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
No dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. E para celebrar a data, a SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural) preparou uma programação especial, que terá, já no dia 08, a abertura de duas exposições. “Mulher” será aberta na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra e “Mulheres...” na Casa do Povoador. Além disso, haverá a Noite das Tradições Itinerante, no Engenho Central. O vasto leque conta ainda com mostras no Museu Prudente de Moraes e no Armazém 14A do Engenho Central e Sarau Literário na Biblioteca Municipal. Em todas as atividades a entrada é gratuita.
A partir do dia 08, a Pinacoteca Municipal Miguel Dutra recebe a mostra “Mulher”, que conta com 30 pinturas que retratam as mulheres de uma forma geral e que compõem o extenso acervo da casa das artes piracicabana. As obras, tanto acadêmicas como contemporâneas são de diferentes períodos, sendo a mais antiga produzida em 1948 e a mais recente em 2012.
No mesmo dia, às 20h30, será aberta a exposição “Mulheres...”, que conta com 16 quadros, dos quais 11 foram produzidas por Luzia Kalil. “Luzia é advogada e participou da última edição da Mostra de Arte do Fórum, ocorrida no ano passado. Suas pinturas ficaram expostas lá e obtiveram grande sucesso, por isso as trouxemos para cá”, afirma o organizador de exposições da Casa do Povoador, Laudir Sartori. Os outros 5 quadros são de autoria do artista Berto. “Ele se habituou a pintar quadros, para depois doá-los ao Instituto Ilumina, que vende as obras para arrecadar fundos para seus trabalhos. É uma pessoa muito especial e de grande talento”, completa Sartori.
O Engenho Central recebe também na sexta-feira, 08, das 20h às 22h, a Noite das Tradições Itinerante, que terá o grupo piracicabano Sambatuk como grande atração. Formado por Anderson Oriane (cavaco e vocal), Carlos Carraro Neto (violão e vocal), Marcos Moraes (violão de 7 cordas e vocal), Kleiton Oriane (percussão e vocal), Rafael Amorim (percussão e vocal), Tito Bortolazzo (percussão e vocal) e Valdir Sgrinero (percussão e vocal), o grupo apresentará um repertório totalmente dedicado às mulheres, repleto de choros e sambas.
OUTRAS ATIVIDADES
Compondo a programação especial da SEMAC em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o CEDHU (Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba) abre no dia 16, sábado, às 16h no Armazém 14A do Engenho Central a 3ª edição da Mostra “Batom, Lápis e TPM”, que conta exclusivamente com trabalhos compostos por artistas femininas.
O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes abriu no último dia 5 a exposição “Amor Incondicional”, que conta com trabalhos da artista plástica piracicabana Gracia Nepomuceno que destacam a importância e o reconhecimento, pessoal e profissional, conquistados pelas mulheres ao longo do tempo. As obras traduzem o afeto que a artista tem pela sua família, sua cidade e sua história.
A próxima edição do Sarau Literário Piracicabano, que acontecerá no próximo dia 19, às 19h, na Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, terá como tema a Mulher. Organizado por Ana Marly Jacobino, o encontro contará com a participação do Grupo das Escritoras do CLIP (Centro Literário de Piracicaba).
“O Dia Internacional da Mulher é certamente uma das minhas datas preferidas ao longo de todo ano. Trata-se de um momento mais do que oportuno para refletirmos acerca de tudo o que as mulheres conquistaram após anos de luta, com vários reflexos em nossas ações nos dias atuais. Nada mais justo e belo que homenagear a mulher!”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese.