da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Em comemoração à Semana da Mulher (4 a 8 de março), o mandato do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), por força do Decreto Legislativo 01/2009, na manhã desta segunda-feira (4) comandou ato solene transcorrido no hall de entrada do prédio anexo da Câmara, Rua do Rosário, às 10h00 em homenagens às 10 ex-vereadoras que nos mais de 190 anos de história da Câmara passaram pelo legislativo local, a exemplo de Ivete Madeira (in memórian) e Aparecida Gregolin Abe, através da mostra fotográfica: "As Vereadoras de Piracicaba", com destaque às mulheres que marcaram época e possuíram importantes papéis em Piracicaba ao se constituirem como um elo entre o Poder Legislativo e a população piracicabana, que buscaram com seus atos realizar ações em beneficios aos cidadãos e cidadãs. Enquanto agente político, elas foram eleitas pela populaçãio para serem representantes, buscando atender as demandas sociais e, os interesses da coletividade e dos grupos, desenvolvendo indicações, requerimentos, projetos de leis, moções e principalmente atuando na fiscalização do Poder Executivo.
Foram homenagedas as vereadoras: Adeli Bacchi de Morais e Silva (1983-1988), Aparecida Gregolin Abe (2001-2004), Esther Sylvestre da Rocha (1993-1996), Ivete Cipula de Souza Madeira (In memorian, 1997-2000), 2001-2004), Laurisa M. J. Cortellazzi (2001-2004), Márcia Gondin Dias Pacheco (1993-19966, 2001-2004, 2005-2008, 2009-2012, 2013-2016), Maria Benedita Pereira Penezzi (in memorian), 1960-1963, 1964-1969 e 1969-1972), Raimunda Ferreira de Almeida (1993-1996), Rosângela Camolesi (2209-2012) e Tereza Cardoso Neves (2001-2004).
Mostra
A mostra fotográfica tem a curadoria do historiador da Câmara, Fábio Bragança e, conta com o apoio do Jornal de Piracicaba e Revista Arraso. A programação da Semana prossegue às 13h30 desta segunda-feira com a palestra: "Mulher Cidadã" ao abordar a temática sobre a mulher na política e no terceiro setor.
O evento acontece nas dependências do Salão Nobre "Prof. Helly de Campos Melges" e, tera a presença de Muna Zeyn, do gabinete da deputada Luiza Erundina. Além de Mirian Miranda, da ONG Vira Lata Vira Vida; Adriana Brasil, Projeto Ilumina; Teresa Noblasco, Jornalista e Ana Perugini, deputada Estadual do PT.
Também na noite de hoje, às 19h30, o historiador Fábio Bragança ocupará a Tribuna da Câmara para uma explanação sobre as mulheres vereadoras de Piracicaba. E, na terça-feira, dia 05, às 13h30, no salão nobre da Câmara haverá palestra sobre saúde e atenção à mulher na melhor idade, proferida por Fabiana de Oliveira (ETB) e Adriana Cresta (SMS-Cedic).
No dia 07, às 13h30 a programação prossegue com a palestra sobre educação e segurança, com ênfase à violência contra as mulheres, em palestra proferida por Keiko Ota, deputada Federal. No dia 08, sexta-feira, às 13h30 será a vez de Mara Alice Takahashi (Cerest) que abordará a temática sobre a mulher trabalhadora, com foto aos acidentes e doenças relacionadas aos trabalho da mulher.
Em programação paralela, a Semana da Mulher realiza no dia 06, quarta-feira, às 19h00 a 112ª Abertura da Mostra Fotográfica Cultural, nas dependências do Sindicato dos Bancários, Rua XV de Novembro, 549. E, na sxta-feira, dia 08, às 7h30 da manhã haverá café da manhã com apresentação do perfil da mulher Bancária 2013, em evento também nas dependências do Sindicato dos Bancários.
Abertura
Na abertura do ato solene que marca a Semana da Mulher, o vereador Paiva destacou a atuação do curador da mostra, o historiador Fábio Bragança e, agradeceu departamentos da Câmara que atuaram na realização da exposição. Paiva também considerou o papel da Câmara ao registrar o papel da mulher nos mais de 190 anos de história do legilativo local, o que demanda reflexão sobre o papel destas "10 guerreiras" que compuseram a formação da Câmara na contemporaneidade. O parlamentar também enfatizou o papel da ex-vereadora Ray de Almeida e da assesora Denise como mentoras dos debates que evidenciam o papel da mulher na atualidade. Paiva agradeceu a presença de familiares e representantes das pessoas homenageadas que compareceram no ato solene. Além de registrar protestos de setores que tentam sufocar o movimento pula catraca, com manobras regimentais como se fossem barreiras colocadas para dificultar a manifestação popular.
O vereador Paiva concluiu suas considerações comentando sobre a importância de se colocar o mandato como um instrumento de participação popular visando as transformações que a sociedade necessita. Na sequencia da solenidade, foi dado destaque à uma justificativa de ausência da ex-vereadora Ray, que hoje ocupa um carpo público em Brasília, no Ministério da Fazenda. No documento, a ex-parlamentar lembra que hoje no Congresso Nacional, dos 513 deputados, 47 são mulheres, ao passo que no Senado são 11 para um universo de 81 senadores e, apenas dois governadores, dos estados do Maranhão e do Rio Grande do Norte. O texto termina com uma citação ao poeda Rubens Alves, de que as palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor, ao passo que aprendemos palavras para melhorar os olhos, sendo ue há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem...O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido, disse.
A ex-vereadora cida Abe agradeceu a iniciativa do vereador Paiva e, se disse precursora de uma época difícil, que abriu caminhos para uma melhor participação da mulher na política. Segundo a parlamentar, a mulher ainda continua a ser discriminada, tendo que oferecer um pouco mais do que o homem para ser reconhecida.
A ex-vereadora Esther Sylvestre da Rocha também considerou os desafios que a mulher ainda tem que enfrentar na sociedade atual e, lembrou da condição de ter sido a primeira mulher na história da política piracicabana a galgar o cargo de prefeito municipal. E, finalizou suas considerações enaltecendo a importância da política estar em contato com o povo, em atendimento às demandas sociais. A filha da ex-vereadora Ivete Madeira, Marina Madeira fal0u em nome da família e, considerou que as condições atuais ainda dificultam a participação das mulheres.
A secretária municipal de Ação Cultural, Rosângela Camolese também falou na condição de ex-vereadora e, de seu ato pessoal em abrir mão da maior parte de seu mandato para ajudar seu partido, o PSDB. Além de considerar o papel das verdadeiras guerreiras que defenderam a bandeira de luta das mulheres na Câmara. Camolese também disse que a política ainda continua sendo uma coisa por si só masculina e, que os partidos ainda não contemplam as demandas femininas.