da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
A apresentação do historiador Fábio Bragança durante o programa “Conheça o Legislativo” é uma verdadeira aula. Experiente professor, ele consegue fazer um paralelo claro aos estudantes a respeito da necessidade de formação das câmaras municipais – “uma necessidade do rei em saber o que acontecia nas cidades”, como observa. Além disso, Fábio apresenta fotos que ilustram algumas das principais transformações urbanas em Piracicaba, como a ocupação da rua Moraes Barros e avenida Armando de Salles Oliveira.
Mas, entre os destaques, é a foto do prédio Comurba, que, devido a problemas na estrutura, caiu em novembro de 1964 se transformando na primeira tragédia deste gênero do País. “Recentemente, devido à tragédia na boa de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a imprensa resgatou alguns episódios semelhantes, como o incêndio do Edifício Joelma, nos anos 1970, em São Paulo, mas se esquece do Comurba, de fato o primeiro”, disse o historiador, destacando a importância de estudar acontecimentos passados.
“Como vocês podem observar onde antes era o Comurba hoje está o Poupatempo Estadual (prédio que reúne serviços do governo estadual instalado na praça José Bonifácio)”, disse Fábio Bragança aos 23 estudantes do Curso de Gestão e Negócios do Senac Piracicaba que participaram do “Conheça o Legislativo” na tarde desta quarta-feira, 27. “É bacana vocês observarem estas fotos para entender como acontecem as mudanças”, disse.
Autor da proposta e anfitrião desta edição do Conheça o Legislativo, o vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, João Manoel dos Santos (PTB), destacou a importância dos jovens participarem da política e conhecerem mais a atuação dos políticos. “Existem bons e maus políticos, por isso é importante vocês saberem separar o joio do trigo e, a partir do voto, decidirem quem vocês entendem estar mais qualificados”, destacou o vereador. “Essa história que todos são ruins é mentira”, acrescentou. O Conheça o Legislativo também contou com a explicação do advogado Bruno Oliveira a respeito da divisão dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – e sobre a atuação dos vereadores, cuja primeira função é fiscalizar o prefeito, apresentado por Sandro Silveira. Eles ainda participaram de uma simulação de reunião ordinária para entender melhor como são elaboradas, discutidas e aprovadas as leis. Esta edição também contou com a presença da vereadora Madalena.