Saúde lança Campanha de Combate à Tuberculose 2013

28/2/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

A Secretaria de Saúde lança nesta sexta-feira (01), às 07h30, a campanha de combate à tuberculose 2013. A atividade está sob a coordenação da Vigilância Epidemiológica e do Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic).

O evento, que acontecerá no Varejão do Jardim Primavera/Vila Fátima, tem como objetivo diagnosticar e tratar precocemente pacientes com tuberculose. No ano passado foram identificados 143 casos da doença na cidade.

 

Número de casos na cidade

Ano

Nº total de casos

2008

137

2009

134

2010

133

2011

160

2012

143

 

 

 

A campanha vai do dia 04 ao dia 17 de março, e terá ações como orientação à população, distribuição de folhetos, busca ativa pelas unidades de saúde e divulgação da campanha através de mensagens nas igrejas. De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica, Fernanda Lopes Menini, “as campanhas anuais ajudam a diminuir o número de casos na cidade. Alertamos as pessoas para que reconheçam os sintomas da doença e procurem um médico o mais rápido”.

O sintoma mais frequente da tuberculose pulmonar no adulto é a tosse. Toda pessoa que apresente tosse que dure três semanas ou mais é chamada de sintomático respiratório e deve procurar uma unidade de saúde (UBS/PSF) para verificar a confirmação de tuberculose.

Outros sintomas são: febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. O doente pode apresentar todos esses sintomas, mas pode ter somente uma tosse que às vezes até passa despercebida. “Muitas vezes as pessoas pensam que sua tosse é ‘comum’, porque são fumantes, ou que é uma bronquite ou gripe mal curada, e não dão importância”, lembra Fernanda.

O que é a Tuberculose?

É uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). É causada pelo Bacilo de Koch (BK).
 
Como se transmite?

A transmissão é de pessoa a pessoa. Quando o doente tosse, fala ou espirra ele espalha no ar gotas muito pequenas, com o micróbio da tuberculose. A pessoa que respire este ar pode levar este micróbio para o seu pulmão.

Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março)

O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares.

A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.

Compartilhe no Whatsapp