Verão sem AIDS: Câmara parabeniza a diretoria do Sindicato da Alimentação

5/2/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Carlos Alberto Cavalcante (PPS) aproveitou parte do expediente da primeira reunião ordinária de 2013, realizada na noite de ontem (4) para entregar o Requerimento de Congratulações (138/12), de sua autoria, em que o Legislativo Piracicabano presta homenagem à diretoria do Sindicato da Alimentação pela implantação do “Projeto verão sem AIDS”. Na oportunidade, o vereador Cavalcante destacou a importância do projeto, que discute a temática sobre AIDS nos locais de trabalho. O presidente da entidade, Fânio Luiz Gomes também enfatizou a importância dos debates sobre esta questão, principalmente envolvendo os jovens. O médico do Centro de Doenças Infecto Contagiosas - CEDIC, Moisés Taglietta também participou do ato solene na entrega da homenagem.

Projeto

O Projeto Verão sem AIDS teve início em 1995, em meio às discussões sobre a AIDS nos locais de trabalho. O Departamento de Saúde do Trabalhador da Federação dos Químicos (FEQUIMFAR) sentiu a necessidade de planejar ações que tivessem como principal objetivo prevenir e diminuir o número de casos de contaminação entre os trabalhadores.

Em 1996 aconteceu a 1ª edição do Projeto, realizada com sucesso, na Colônia de Férias da FEQUIMFAR, na Praia Grande - SP. Desde então, já foram realizadas diversas palestras e oficinas de conscientização e prevenção da AIDS, além da distribuição de preservativos para a população, turistas e empresas do pólo petroquímico da Baixada Santista e comunidades locais.

Hoje, o Projeto é uma Campanha reconhecida e citada no livro "HIV/AIDS no Mundo do Trabalho: As Ações e a Legislação Brasileira", uma publicação da OIT - Organização Internacional do Trabalho, como sendo um trabalho sério realizado por uma entidade sindical brasileira, que tem obtido êxito no campo da conscientização e prevenção da temática da AIDS.

 Reconhecido pela ONU, a Campanha Verão Sem AIDS é uma iniciativa da FEQUIMFAR e conta com o apoio do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista, Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Sindicato dos Comerciários de Santos e Federação da Alimentação além da participação de todos os sindicatos filiados FEQUIMFAR.

Sindicato

A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Piracicaba abraçou este projeto visando aprofundar ainda mais o trabalho neste setor com a finalidade de garantir ambientes cada vez mais saudáveis para se poder trabalhar.

No dia 11 de março de 2012 o lançamento do programa “Verão sem AIDS”- Valorizando a Vida, no Clube do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Piracicaba reuniu mais de duas mil pessoas. Totalmente gratuito, o evento foi marcado pela apresentação de mais de 30 artistas que animaram a galera.

Para o presidente do Sindicato, Fânio Luis Gomes, o lançamento atingiu o objetivo de “dialogar” principalmente com o jovem que, muitas vezes, está se iniciando na vida sexual. “Demos orientação, de uma forma alegre e descontraída, uma vez que este era o nosso objetivo. Agora, este trabalho será desenvolvido em cerca das 30 maiores empresas do setor, nas principais cidades da base da entidade, pois o projeto ´Verão sem AIDS´ oficializa também a criação da Secretaria de Saúde e Segurança da entidade, que, na prática já existe, e que passará a ser coordenada pelos diretores Adnei Araújo e Geraldo José Nunes Pereira", disse.

Cópias do Requerimento de Congratulações serão enviadas à Diretoria da FEQUIMFAR, na pessoa do Presidente, Sergio Luiz Leite; à diretoria da FERCOMERCIÁRIOS, na pessoa do Presidente, Luiz Carlos Mota; à diretoria do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista, na pessoa do Presidente, Herbert Passos Filho, e à diretoria da Força Sindical do Estado de São Paulo, na pessoa do Presidente,  Danilo Pereira da Silva; à diretoria do SINTESP, na pessoa do Presidente Marcos Antonio Ribeiro; ao Coordenador do Centro de Doenças Infecto Contagiosas (CEDIC), Moises Taglietta, e ao Diretor responsável pelo Departamento da Saúde do Trabalhador, João Donizeti Scaboli da FEQUIMFAR.

 

 

Compartilhe no Whatsapp