João Manoel recebe visita de empresário

30/1/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

O presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB), recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (30), a visita do empresário Sérgio Cammarano, sócio-proprietário da Florestas Inteligentes. O empreendimento, com sede em São Paulo, produz mudas nativas da Mata Atlântica e do Cerrado. Além de fornecê-las, a Florestas Inteligentes faz o plantio e a manutenção delas para projetos de compensação ambiental, recomposição florestal e neutralização de carbono.

A empresa tem como diferencial o fato de ter seus viveiros e fábricas localizados em penitenciárias do Estado de São Paulo ––seus funcionários são reeducandos (detentos em final de pena) que recebem capacitação em parceria com mestrandos da Esalq-USP, de Piracicaba. Parte da venda das mudas, dos vasos biodegradáveis e da terra vegetal produzidos pela empresa é revertida para o desenvolvimento de programas socioambientais no entorno dessas penitenciárias.

Somado a isso, a Florestas Inteligentes desenvolve dois projetos em conjunto com escolas. O "Brotinho Aprendiz", em Bauru (SP), envolve alunos do ensino fundamental e busca transmitir noções de cidadania e preservação do meio ambiente. Já o "Floresteens", realizado em Tremembé (SP), abrange 400 estudantes do ensino médio da rede pública.

Tal projeto visa despertar nos jovens, em período pré-vestibular, o interesse em ingressar em cursos superiores na área de ciências da terra. Além disso, o Floresteens fornece treinamento às famílias que trabalham com coleta de sementes ––a empresa, inclusive, compra a produção delas, colaborando para aumentar a renda dos pequenos agricultores.

Como a Florestas Inteligentes tem nas parcerias com governos, universidades e organizações não-governamentais uma das bases de sua atuação, Cammarano veio à Câmara divulgar os projetos executados pela empresa. Em Piracicaba, a Florestas Inteligentes mantêm parcerias com a Iandé, com foco na área social, e a Esalq. "Fizemos contatos com entidades que têm um trabalho sério em Piracicaba e viemos à Câmara explicar nosso projeto, para a cidade entender qual a nossa proposta para a região", disse o empresário, que esteve acompanhado de Mônica Ribeiro e Natália Mancio, respectivamente coordenadora de comunicação e assessora de comunicação da Florestas Inteligentes, e de Cristiano Pastor, diretor da Iandé.

João Manoel ressaltou a seriedade do trabalho de Cammarano. "Ele é um parceiro que faz parte da minha história. Trabalhamos juntos em 1980, 1981, na época do João Hermann, na área de educação", recordou o presidente da Câmara. "É um amigo em quem confio, que tem uma história rica", acrescentou.

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp