da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Em seu primeiro mandato no Legislativo, o vereador Pedro Cruz (PSDB), que por dois anos e meio foi secretário de Desenvolvimento Econômico na gestão Barjas Negri, pretende intensificar sua atuação junto aos setores de serviços, indústria e comércio de Piracicaba. Duas de suas prioridades são o incentivo à inovação tecnológica das empresas instaladas na cidade e a melhora na qualificação profissional dos jovens.
Pedro Cruz quer aumentar a participação de companhias de Piracicaba no Finep, do governo federal. O programa, de incentivo à inovação nas empresas brasileiras, terá disponíveis em 2013 linhas de financiamento de R$ 8 bilhões e visa, entre outros objetivos, ao aumento da competitividade nacional e internacional.
"O Finep tem uma verba de R$ 8 bilhões para as empresas que queiram desenvolver novas tecnologias, em todos os setores. Estou divulgando esse programa, trazendo e orientando os empresários a participarem desse projeto. O governo tem o recurso; basta à gente ter um bom projeto", esclarece Pedro Cruz.
Outra prioridade do vereador é estimular o interesse dos jovens de Piracicaba pelo ensino técnico. A ideia é ampliar a divulgação dos cursos oferecidos por instituições como Sesi, Senai e Senac e mostrar aos estudantes os benefícios de seguir carreira na área ––uma das que mais carecem de profissionais no Brasil.
O vereador deve buscar apoio do secretário municipal de Trabalho e Renda, Sérgio Fortuoso, e dos Rotarys Clubs de Piracicaba para levar a campanha a escolas públicas e particulares e até a igrejas, para que a mensagem também chegue aos pais dos alunos. "O objetivo é fazer a divulgação para os jovens. Sobram vagas em muitos cursos que a Semtre e o Senai oferecem."
"Temos que criar uma ponte.
De um lado, a empresa diz: "Estou precisando de mão de obra e não acho". Do outro, o jovem fala: "Está difícil achar emprego". Então, alguma coisa está fora do lugar. Se numa ponta tem uma carência e na outra tem uma dificuldade, é preciso sentar à mesa com os dois lados e ver o que é possível fazer", afirmou Pedro Cruz.
Para o vereador, o ensino técnico dá ao jovem a oportunidade de ter uma profissão. "Hoje, o Brasil é muito carente em técnicos. Tivemos uma geração que foi orientada a ter um diploma universitário. Mas, muitas vezes, aquele jovem seria um ótimo técnico em mecânica, mas não um bom engenheiro mecânico. Daí, ele acaba fazendo Engenharia Mecânica e não vai trabalhar na área, mas em outra, sendo que ele poderia ser um bom técnico em mecânica e estar trabalhando na área, que é o que nós precisamos."
DESENVOLVIMENTO
Pedro Cruz também comentou sobre o desenvolvimento de Piracicaba. Recentemente, ele participou de um congresso em São Bernardo do Campo, polo metalúrgico, em que pôde compartilhar os avanços alcançados pela cidade, impulsionados, em grande escala, pelo parque automotivo. "Com esse desenvolvimento que houve em Piracicaba, estamos levando experiências daqui para outros municípios, independentemente do partido político", disse ele, ao lembrar que a prefeitura de São Bernardo é administrada por Luiz Marinho (PT). "Levamos a experiência que tivemos aqui do Arranjo Produtivo Local do Álcool", acrescentou.
PREOCUPAÇÕES
Saúde, educação, segurança e trânsito também estão entre as preocupações de Pedro Cruz, que já protocolou mais de 20 indicações ao Executivo. Na área de segurança, o vereador quer saber, por exemplo, por que a base da Polícia Militar na avenida Raposo Tavares, construída com a ajuda de moradores e empresários, está desativada.
Outro ponto crítico destacado por Pedro Cruz é a fluidez do trânsito. Ele cita o exemplo das mudanças vividas pela região do Jardim Elite desde a expansão da avenida Higienópolis. "Existem muitos bairros ainda que têm ruas de mão dupla com estacionamento dos dois lados", aponta o vereador, ao ressaltar que soluções para impasses desse tipo virão do diálogo com a comunidade.
Pedro Cruz disse que levará essas e outras reivindicações à reunião que terá com o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) no próximo dia 4. Outro compromisso do parlamentar em fevereiro será a participação no 62º Seminário de Prefeitos e Vereadores, promovido anualmente pelo Instituto Tiradentes em São Paulo.
LÍDER DE BANCADA
Ao falar sobre como deve ser sua atuação na Câmara, o vereador confirmou que será o líder da bancada do PSDB. "Vou ser um elo, para aproximar para um diálogo as divergências de ideias que possam existir", disse Pedro Cruz, ao ressaltar que não gosta dos termos que dividem os parlamentares em "situação" e "oposição".
O vereador já protocolou requerimentos que reservam datas para três reuniões solenes a serem realizadas pela Câmara em 2013, referentes aos 100 anos do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, aos 80 anos da Acipi e ao Dia do Rotary.
Pedro Cruz manifestou ainda o desejo de estender à Câmara a filosofia de trabalho que está adotando em seu gabinete desde o início de seu mandato. "Implantamos em nosso gabinete algo que está muito forte nas indústrias: o planejamento estratégico. Estamos trazendo essa experiência da iniciativa privada, que no futuro gostaríamos de, se possível, passar para mais gabinetes e para a Câmara. Um planejamento estratégico em que você tenha suas metas e seu plano de trabalho", concluiu.