da assessoria de imprensa 28/1/2013
Academia para cardíacos é novidade em Piracicaba/SP
Pacientes crônicos ganham clínica com atendimento inédito
A prevenção de doenças cardíacas, pulmonares e metabólicas não tem idade para começar. Quanto mais cedo, melhor. Foi pensando na prevenção que o Instituto Cardiovascular de Piracicaba (ICP) inaugurou a Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica (RCPM), o primeiro ambiente clínico de Piracicaba estruturado para oferecer uma nova possibilidade de treinamento físico, com o diferencial de ser supervisionado e com atendimento individual.
As sessões na clínica de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica (RCPM) são compostas por exercícios aeróbicos, de fortalecimento muscular e alongamentos. O atendimento é voltado tanto a portadores de doenças cardiovasculares ou pulmonares, em estados pré ou pós-cirúrgico, quanto a pessoas que apresentam fatores de risco de desenvolvimento dessas doenças, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, sedentarismo, colesterol alto entre outros.
Com orientação da fisioterapeuta Mariana Salviati, a clínica foi estrategicamente alojada junto a um centro médico, a fim de obter o suporte necessário em caso de dificuldades durante as atividades. “O exercício físico sobrecarrega, de maneira positiva, o organismo. No caso de desenvolvimento de alguma emergência, durante a prática da atividade física, já contamos com o respaldo dos médicos do Instituto”, explica Mariana. Todos os exercícios são monitorados, com rigoroso controle das alterações de pressão arterial e batimentos cardíacos. “Além disso, elaborados laudos avaliativos e comparativos da evolução do treinamento físico, para que os médicos possam acompanhar a melhora no perfil cardiovascular de cada paciente”, completa a fisioterapeuta.
Para estimular a prática segura de exercícios físicos, visando, inclusive, prevenir doenças cardíacas e pulmonares, a RCPM compartilha informações voltadas à mudança de hábitos. “Orientamos em várias frentes de ação, como modificações na dieta, danos à saúde causados pelo cigarro e bebidas alcoólicas, e também a importância do controle ao estresse. Todos esses pontos devem ser trabalhados junto com a realização das atividades físicas, ou seja, de uma forma global”, ressalta a fisioterapeuta.
O complexo clínico da Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica é estruturado com modernos equipamentos. São esteira e bicicleta ergométricas, estação de musculação e uma plataforma vibratória, que auxilia e potencializa, em até cinco vezes mais, os exercícios. O treinamento é feito com base nos testes ergométricos dos pacientes, após encaminhamento médico. As sessões duram uma hora e a recomendação é a realização de duas a três vezes por semana.
Para Janaína Canella Martins, cardiologista do ICP, o objetivo é possibilitar que o indivíduo readquira o máximo de seu potencial funcional e psicológico. “Os efeitos preventivos e terapêuticos da atividade física são conhecidos há milênios, e as evidências científicas sobre os seus benefícios continuam a se acumular nas várias áreas do conhecimento em saúde. O exercício tem um papel muito importante para a promoção da saúde e ainda mais relevante como ferramenta terapêutica”, afirma a médica.
O programa de exercícios do complexo clínico da Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica atua na melhora da capacidade cardíaca, pulmonar e musculoesquelética; no controle da pressão arterial; do perfil lipídico (colesterol e triglicérides); na tolerância à glicose (relacionado ao diabetes) entre outros. “Estudos comprovam que a prática é muito segura, seguidos os devidos cuidados. As contra-indicações são pontuais e bem estabelecidas, e os cuidados e níveis de supervisão necessários para as diferentes condições são bem definidos”, conclui Janaína.
SERVIÇO
Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica (RCPM)
Instituto Cardiovascular de Piracicaba
Rua Saldanha Marinho, 877 - Bairro Cidade Jardim
(19) 3436-0036 • Piracicaba/SP