Com serviços que promovem qualidade de vida, Estação Idoso completa 15 anos

30/8/2021 - Piracicaba - SP




Serviço funciona na Estação da Paulista

Inaugurada em 28/08/2006, a Estação Idoso José Nassif, projeto da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), completa 15 anos de atividades amanhã, 28/08. Localizado no complexo da Estação da Paulista, o serviço tem 577 inscritos e visa beneficiar a pessoa idosa com atividades voltadas à promoção da qualidade de vida, bem-estar mental e interação social.

Em 2018, o espaço passou a abrigar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa (SCFV), mantendo o mesmo nome, Estação Idoso, alocado na Proteção Social Básica do SUAS (Sistema Único da Assistência Social). O enquadramento foi pensado devido ao processo do envelhecimento em todos os seus aspectos. Em 2012, a população com 60 anos ou mais era de 25,4 milhões no Brasil. Os dados mais recentes apontam mais de 30 milhões, representando mais de 14% da população brasileira.

Euclidia Fioravante, titular da Smads, ressalta que, com o aumento da longevidade, este público deve ser uma das prioridades no planejamento das políticas públicas. "Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos visam fortalecer as relações familiares e comunitárias, promover integração e troca de experiências, desenvolver capacidades e valorizar o sentido de vida coletiva", disse.

Em 2006, o espaço foi inaugurado numa parceria entre a Smads, o Conselho Municipal do Idoso (CMI), Emdhap, com apoio das secretarias da Ação Cultural, Esporte e da Associação dos Grupos da Terceira Idade de Piracicaba. Ao longo desses anos, passou por reformas e adequações, e hoje conta com telhas termoacústicas, palco reformulado e total acessibilidade.

A Estação Idoso funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e oferece, de forma gratuita, terapia ocupacional, artesanato, coral, ginástica cerebral e atividade física. Qualquer pessoa idosa pode participar, e o serviço tem prioridade aos idosos em vulnerabilidade social. Atualmente, 577 idosos estão inscritos, e o retorno presencial às atividades está acontecendo de forma gradativa.

Para comemorar os 15 anos da Estação Idoso, a equipe irá gravar a apresentação do grupo de Coral, e disponibilizar nos meios digitais. O coral da Estação é conduzido pelo regente William de Barros e pelo músico Washington de Barros. Além disso, a equipe preparou vídeos para as redes sociais, com os idosos contando o que a Estação representa para eles.

De acordo com Vanessa Rossato, assistente social e coordenadora do serviço, os idosos são um grupo que sentiu muito os impactos do isolamento com a pandemia. "Destacam-se o aumento do estresse e o agravamento de quadros depressivos, além da diminuição da capacidade cognitiva e motora, decorrentes da falta de estímulos." Vanessa reforça a necessidade de fortalecer a rede de suporte, com maior participação dos familiares e pessoas próximas em suas rotinas, além de buscar inseri-los em atividades que agreguem sentido aos seus dias, promovendo o autocuidado, o lazer e a autonomia.

A Estação do Idoso é um serviço executado em parceria com o Centro de Assistência Social AFASCOM, localizado no Complexo Cultural e Turístico da Estação da Paulista, à Rua Dr. João Conceição, 659 – Paulista.

Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Estação Idoso é preciso ter mais de 60 anos. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no local e pelos telefones: 19 3422-2919 / 98145-0672.

 

Fonte: Prefeitura de Piracicaba

Compartilhe no Whatsapp