da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A Secretaria de Saúde, por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza nesta sexta-feira (25), das 10 às 14 horas, em frente à Catedral da Praça José Bonifácio a feira de adoção de filhotes.
Na feira, que integra o projeto “Adote um Amigo”, serão disponibilizados filhotes de cães e gatos que foram recolhidos das ruas pelo CCZ. Os animais já estão castrados, chipados, vermifugados e vacinados. Para adotar é necessário se maior de 18 anos e apresentar Cic, RG e comprovante de endereço atualizado (água ou luz).
“É extremamente importante dar um lar a esses filhotes. Principalmente pelo fato do Canil estar lotado e não comportar tantos animais”, afirmou a coordenadora do CCZ, Eliane de Carvalho Silva.
Desde o começo das feiras, em 2005, já foram adotados 5167 animais até 2012.
Saiba mais sobre adoção consciente:
Antes de adotar um animal, tenha certeza de que sua casa ou apartamento tem espaço suficiente para a espécie escolhida; você está realmente disposto a cuidar dele por toda a vida (cães e gatos chegam a viver de 10 a 20 anos); nas suas férias e períodos de ausência haverá pessoas para cuidar dele; toda a família está de acordo em receber o novo integrante; você está disposto a arcar com as despesas de um animal.
Além de amor, alimentação e abrigo, ele vai precisar eventualmente de cuidados veterinários e remédios. Se você mora em apartamento ou numa casa com um pátio pequeno, analise se você terá tempo e disponibilidade para passear com ele. Animais necessitam de exercício físico com regularidade.
CUIDADOS FUNDAMENTAIS PARA A SAÚDE DO SEU ANIMAL
Forneça diariamente ração de boa qualidade, na medida indicada na embalagem. Nunca dê: chocolate, açúcar, tomate, feijão, batata. Estes alimentos causam danos sérios aos dentes e à saúde do animal.
Realize semanalmente a limpeza dos ouvidos e escovação (animais de pêlos longos exigem escovação diária ou a cada dois dias). Peça ao veterinário de sua confiança orientações para manter os ouvidos de seu animal sempre limpos e saudáveis.
O ideal seria que o seu animal tomasse banho e fosse tosado apenas mensalmente. Banhos muito frequentes removem a defesa natural da pele do animal e podem acentuar problemas de ouvido.
Se onde você mora existe uma grande infestação de carrapatos, é necessário fazer um controle mensal dos mesmos, passando produtos apropriados em seu quintal e em seu cão ou gato.
De três em três meses aplique remédios contra pulgas. É muito importante tratar também o ambiente onde estes vivem. A higiene é fundamental para a saúde do animal e da família.
O vermífugo deve ser dado a cada 4 ou 6 meses. Exija sempre que a aplicação de vacinas seja feita por um veterinário e que o mesmo cole o selo da vacina, carimbe e assine a carteira do animal (não se esqueça dela). Fique sempre atento às campanhas de vacinação que acontecem na cidade.