Cevisa realiza fiscalização em 69 estabelecimentos no fim de semana

20/10/2020 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

O Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), com apoio da Guarda Civil (Pelotão Ambiental) e Polícia Militar, realizou operações para fazer cumprir o decreto número 18.476/2020, que estabelece o protocolo sanitário geral da fase 4 (Verde) do Plano São Paulo para combate ao coronavírus em Piracicaba. A operação foi realizada nos dias 16, 17 e 18/10, em 69 estabelecimentos: 3 deles receberam auto de infração e 4 foram interditados.

As operações foram realizadas em bares, lanchonetes e restaurantes, nos períodos diurno e noturno. Os estabelecimentos que receberam auto de infração e os que foram interditados não cumpriam as regras sanitárias determinadas para o período da pandemia e tinham aglomeração de pessoas. Outros 10 foram notificados e 52 orientados.

Os estabelecimentos autuados já haviam sido orientados, notificados e interditados por descumprir o decreto. Com a autuação, para não ser multado, o proprietário tem 10 dias para apresentar sua defesa e um Plano de Contingenciamento Sanitário, constando todas as medidas para evitar a contaminação pelo coronavírus. A multa pode ir de 10 a 10.000 UFESP e cada UFESP está em R$ 27,61. Além da multa, o proprietário pode ter o alvará cassado. Os interditados precisam apresentar o Plano de Contingenciamento para reabrir.

Lucineide Maciel, comandante da Guarda Civil, explica que as operações de fiscalização vão continuar. “A maioria dos comerciantes está consciente de que seguir o protocolo geral sanitário é a melhor e mais rápida forma para a retomada da economia e estão, também, conscientizando seus clientes para que sigam as regras, se protejam e protejam os outros”, disse.

 

Compartilhe no Whatsapp