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Frias Neto Consultoria Imobiliaria

Autor: Frias Neto Consultoria Imobiliaria

A Transformação do Mercado Imobiliário através do Big Data

22/8/2023 - Piracicaba - SP

 

A ascensão da tecnologia vem promovendo uma revolução na forma como diversos setores operam, e no mercado imobiliário não é exceção. O Big Data, que significa o processamento e análise de grandes volumes de dados, tem desempenhado um papel fundamental na transformação desse setor, permitindo uma compreensão mais profunda e informada do mercado. 

De acordo com informações levantadas pela Revista Exame, a McKinsey apontou que as companhias que investem em Big Data têm 23 vezes mais chances de conquistar novos clientes. Além disso, estão 19 vezes mais aptas a permanecerem lucrativas no médio e longo prazo.

Usado em conjunto com outro advento moderno, a IA (Inteligência Artificial), o Big Data pode ser responsável por mudanças profundas e inovadoras em diversos mercados, levando todos que aderem às novas tecnologias para a vanguarda de seus setores de atuação.

Na experiência da Frias Neto Consultoria de Imóveis, a informação é a chave para promover bons negócios e contribuir para o desenvolvimento do setor imobiliário da cidade, de maneira exclusiva. Por isso, há muitos anos a empresa possui um Departamento de Inteligência de Mercado, que funciona com o Big Data e proporciona maior assertividade nas negociações, a partir dos dados coletados em Piracicaba e cidades da região.

 

Análise de mercado em tempo real

O Big Data está redefinindo a maneira como o mercado imobiliário funciona e como suas aplicações têm impactado stakeholders e consumidores. Uma de suas maiores contribuições é a capacidade de análise de mercado precisa e em tempo real.

Com o processamento de informações como preços de propriedades, tendências de demanda, taxas de aluguel e condições econômicas, os profissionais do setor podem tomar decisões mais informadas sobre onde investir, quais mercados estão em ascensão e quais áreas podem estar enfrentando desafios.

Reunindo informações sobre o perfil de buscas, padrão sócio econômico local, valor imobiliário, entre outros dados, é possível analisar com muito mais profundidade o mercado de cada região. Desta forma, a construção de novos empreendimentos é mais assertiva com as tendências e demandas do mercado. 

Conhecendo o comportamento e os desejos dos consumidores fica mais fácil realizar o planejamento estratégico. Contudo, é importante destacar a importância de um levantamento de dados bem feito e a colaboração de profissionais qualificados, com conhecimento específicos do setor, para não só analisar as informações, mas principalmente para construir os melhores caminhos a partir do que a tecnologia propõe.

 

Vantagens do Big Data

O mundo está cada vez mais digital, o que vem facilitando diversos processos dentro das empresas. Neste contexto, cada setor precisa investir em infraestrutura tecnológica para otimizar seu trabalho interno. Esse é o primeiro passo para a criação de uma rede de informações, cedidas por clientes, trabalhadores e fornecedores, que podem ser muito úteis.

No setor imobiliário, o Big Data traz vantagens como conhecer os melhores produtos disponíveis e realizar uma venda mais rápida. Mas além disso, existem 4 oportunidades que podem fazer a diferença em um mercado competitivo:

  1. Precificação de Propriedades - determinar o preço certo para uma propriedade é um desafio crucial no mercado imobiliário. O Big Data permite a avaliação de múltiplos fatores que influenciam o valor de uma propriedade, como localização, tamanho, condição e histórico de vendas. Isso resulta em preços mais justos e competitivos, beneficiando tanto compradores quanto vendedores. 

  2. Previsão de Tendências - a capacidade de prever tendências futuras é uma das maiores vantagens do Big Data. Ao analisar padrões históricos e correlações complexas entre diferentes variáveis, é possível antecipar as mudanças no mercado, como aumento da demanda em determinadas áreas, valorização imobiliária e até mesmo bolhas imobiliárias.

  3. Melhoria da Experiência do Cliente - com o Big Data, as empresas imobiliárias podem entender melhor as preferências dos clientes. Ao analisar o comportamento de navegação em sites, interações em redes sociais e histórico de compras, é possível personalizar as ofertas de acordo com as necessidades individuais, proporcionando uma experiência mais satisfatória. 

  4. Gestão de Investimentos Eficiente - investidores no mercado imobiliário também se beneficiam do Big Data. Ao analisar dados de desempenho de propriedades, taxas de ocupação, retorno sobre o investimento e riscos potenciais, os investidores podem tomar decisões mais embasadas, maximizando seus ganhos e reduzindo a exposição a riscos desnecessários.

  5. Atendimento às Demandas de Sustentabilidade - cada vez mais as cidades e a sociedade cobram por ações sustentáveis das empresas. Neste sentido, estão sendo criadas diversas políticas públicas e privadas voltadas à uma urbanização mais responsável ecologicamente, com economia de água e energia, menor impacto ambiental e eficiência energética. As cidades do futuro são uma tendência e podem oferecer ainda mais informações para o Big Data, além de se utilizar dele para definir prioridades.



Melhor informação para consumidores e imobiliárias

O Big Data está transformando o mercado imobiliário, capacitando profissionais e investidores com informações valiosas para tomar decisões mais informadas e estratégicas. 

A análise precisa de dados, a previsão de tendências e a personalização da experiência do cliente são apenas algumas das maneiras pelas quais o Big Data está moldando o setor. 

À medida que a tecnologia continua avançando, é provável que sua influência no mercado imobiliário continue a crescer, trazendo benefícios tanto para aqueles que operam no setor quanto para os consumidores finais.

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