ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

A Nova Configuração da Clínica Psicanalítica na Contemporaneidade

2/7/2022 - Piracicaba - SP

Considerada como um método, mas que tem carácter de ciência, a psicanálise vem sofrendo novas configurações no tempo contemporâneo. Ela tem várias linhas teóricas de colaboradores que se dedicaram a pesquisas e anexamentos teóricos que têm como base, em maioria, os conhecimentos anteriores da psicanálise, isso desde a ou as teorias de Sigmund Freud (fundador da psicanálise).

A psicanálise de hoje é um campo teórico e prático bem amplo. Isso permite um amplo leque de possibilidades de intervenção clínica. E a formação psicanalítica é uma questão que vem sendo discutida e debatida pelos pensadores dessa área. No Brasil, muitos são os teóricos que refletem sobre o campo teórico da psicanálise e sobre a atuação profissional dos psicanalistas. Por mais que na Lei brasileira o psicanalista esteja no campo das ocupações e não no campo das profissões, porém encaminha-se a psicanálise, no Brasil, para um perfil de profissão.

Uma das coisas importantes para se colocar nesta reflexão é que a justificativa de que a psicanálise é um método e por isso estaria numa posição inferior a outras ciências como a psicologia e a psiquiatria é algo que não vem mais se sustentado, pois o psicanalista de hoje tem em sua bagagem um campo vasto de conhecimento e com inúmeras possibilidades de intervenção clínica para as mais diferentes enfermidades do campo psíquico. É também importante dizer que os campos de atuação do psicanalista vêm se ampliando e tomando novos contornos.

Um ponto também importante de se colocar é que o tratamento clínico psicanalítico deixou de ser algo muito caro e, por isso, para poucos e vem, por meio do serviço on-line (pela internet), tornando-se um tratamento bem mais acessível economicamente falando devido aos custos menores para a oferta dos serviços pelos profissionais, pois estes não mais necessitam manter um consultório em espaço físico.

Diante de tudo que discutimos, algo é importante também de se colocar: o compromisso ético das escolas de psicanálise com a formação de novos psicanalistas. Pois muitas instituições estão, na minha visão, deixando a desejar nesse quesito. Mas temos instituições que prezam por uma formação de excelência como é o caso da Associação Brasileira de Psicanálise Insight (https://insight.org.br/). Nesta instituição fiz uma de minhas formações e fiquei muito satisfeito com o conteúdo e metodologia empregada por ela.

Termino este artigo dizendo que o campo psicanalítico é muito promissor profissionalmente falando. E se você deseja ser um psicanalista, busque uma instituição psicanalítica que tenha compromisso com sua formação, que o caso da instituição acima citada.

Compartilhe no Whatsapp