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Mayk Souza

Autor: Mayk Souza

4 pilares do marketing digital para impulsionar a a sua marca

31/3/2021 - Piracicaba - SP

pliares do marketing digital

Conhecer as bases que sustentam o marketing é fundamental para desenvolver e acompanhar estratégias bem sucedidas, pois sem o entendimento claro desta área as ações não vão alcançar o sucesso desejado.

A crescente relevância e adoção dos 4 pilares do marketing digital por organizações de diversos setores e portes não é uma novidade.

Com o contexto pandêmico, essa forma de promover produtos, converter prospects, integrar a comunicação e conduzir negócios ganhou ainda mais notoriedade e, para muitos estabelecimentos, tornou-se a única forma de se manter ativo no mercado.

Para ilustrar a força do marketing digital, vamos destacar um dos dados apresentados pelas agências We Are Social e Hootsuite no relatório Digital 2021: Brazil.

Durante todo o ano de 2020, o valor total investido em propaganda digital em meios como mecanismos de busca, redes sociais e vídeos foi de 5,17 bilhões de dólares, ou seja, cerca de 29,84 bilhões de reais empregados por negócios no Brasil para ações de marketing digital.

 

As empresas enxergaram que, muito além do que apenas fazer divulgação de seus produtos e serviços, oferecer diversos tipos de atendimento ao cliente e conteúdos segmentados por canal de origem são medidas que tornam essa relação mais sólida no médio e longo prazo.

Os 4 pilares do marketing digital

Numerosos conceitos, fatores e táticas são acionadas ao executar ações de marketing digital. Tais ações, por sua vez, assumem características particulares a partir da área de atuação da empresa e de outras especificidades.

Diante disso, optamos por destacar quatro colunas de sustentação que devem estar presentes em qualquer estratégia, independente do setor. São elas:

  1. Conteúdo;

  2. Comunicação;

  3. Conexão;

  4. Cálculo.

Exploraremos cada uma delas a seguir para ajudá-lo a fundamentar as ações de marketing digital da sua organização. Boa leitura!

Conteúdo: forneça as informações que o público quer consumir

Elaborar conteúdo de qualidade para educar, entreter e, por meio disso, introduzir o público ao produto ou serviço oferecido pela empresa tornou-se uma tática obrigatória no mundo virtual.

A base de tudo isso está no marketing de conteúdo que, conforme definição do Content Marketing Institute, é uma abordagem estratégica focada em criar e distribuir material relevante, valioso e consistente a fim de atrair e reter uma suficiência definida e, por fim, conduzir o consumidor a comprar.

Nesse contexto, conteúdo funciona como um termo "guarda-chuva" para os variados tipos de informações que a marca compartilha com o público. Não se trata de divulgar propaganda, mas sim entregar aquilo que o indivíduo deseja consumir.

A criação de conteúdo, assim como os outros pilares do marketing digital, demanda planejamento prévio. Algumas das ações principais envolvem:

Compreender as particularidades dos canais nos quais os conteúdos serão publicados também é fundamental para a criação de conteúdo.

Comunicação: canais e estratégias para comunicar o conteúdo

Como resume Heidi Cohen, especialista e professora da área de marketing, a comunicação é um dos pilares do marketing digital pois ela fornece um canal para a sua mensagem.

Essa frase simples, mas efetiva, indica como produzir bons conteúdos é apenas uma parte do processo. Visto que, sem os canais certos para divulgá-los, eles não chegarão aos possíveis clientes da sua empresa e, consequentemente, não surtirão os resultados esperados.

Para que o conteúdo seja visto pelas pessoas certas, é necessário traçar estratégias para priorizar meios de comunicação específicos com base nas preferências do público-alvo e nas particularidades do nicho em que sua empresa atua.

Trata-se, em último caso, de direcionar seus esforços comunicativos por meio de táticas como otimização dos textos para motores de busca (Search Engine Optimization) e da seleção das formas de comunicação digitais a serem implementadas (e-mail marketing, blog corporativo, perfis em redes sociais, aplicativos de troca de mensagens etc).

Conexão: geração de engajamento e relacionamentos com o público

O terceiro dos pilares do marketing digital que elencamos aqui é a conexão entre a organização e a audiência que consome os conteúdos divulgados.

O objetivo aqui é construir relacionamentos significativos com os prospects e mantê-los engajados com a marca. Isso auxilia tanto no estabelecimento de uma visão positiva sobre a empresa quanto no aumento e fortalecimento de sua presença online.

As redes sociais são plataformas propícias a essa conexão interativa, pois são o local de escolha da maioria dos clientes para buscar informações sobre marcas antes da compra e checar comentários de outros usuários sobre o produto ou serviço.

Além de ser o tipo de canal onde as pessoas preferem ser atendidas pelas empresas quando desejam tirar dúvidas e resolver problemas.

Cálculo: monitore e mensure o desempenho e resultados das ações de marketing

O último dos pilares do marketing digital é o cálculo, ou seja, a mensuração e o monitoramento contínuo dos resultados obtidos, ou não, por meio das campanhas conduzidas pela empresa.

O acompanhamento por meio de índices relevantes permite o cálculo do retorno sobre o investimento (ROI), assim como revela quais ações devem ser mantidas e incentivadas e quais precisam ser revistas ou interrompidas.

Isso permite que os recursos financeiros da empresa sejam aplicados da melhor maneira possível.

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