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Leliane Andrade

Autor: Leliane Andrade

Como criar um bom rótulo para cerveja artesanal

19/9/2018 - Piracicaba - SP

Para conquistar o consumidor, o cervejeiro artesanal deve cuidar de dois aspectos fundamentais: a qualidade e a apresentação do seu produto. Assim, é essencial investir em um bom rótulo para cerveja artesanal. Embora o consumo de cerveja no Brasil tenha registrado uma queda nos últimos três anos, o número de fabricantes, marcas e rótulos de cerveja se multiplicou, fenômeno explicado pelo aumento da produção de cerveja artesanal. Além disso, alguns Estados brasileiros já começaram a desburocratizar as regras de produção e venda de cerveja, contribuindo para o crescimento deste mercado.

 

Se você apenas produz para consumo próprio ou para amigos, um rótulo simples já é o suficiente para deixar sua cerveja mais bonita, e você nem precisa se preocupar com as regras de rotulagem. Mas se você está iniciando uma produção para venda (ou já produz comercialmente), é preciso ficar atento às informações que devem constar no rótulo e creio que este artigo será de grande ajuda.

Mas afinal, o que é um bom rótulo para cerveja artesanal?

Observe nas prateleiras. Você, como cervejeiro, obviamente gosta de tomar cerveja. Analise os rótulos que mais chamam a sua atenção. Sugiro que você faça esta breve pesquisa desconsiderando seu gosto pessoal para as cervejas que você toma (e gosta). Tente observar cervejas que você não conhece. Veja o que te agrada e o que não te agrada em cada rótulo. Procure observar em cada rótulo quais são os elementos presentes que provocariam em você a vontade de comprar (ou não) a cerveja que está sendo analisada. Você pode pedir para que amigos também façam esta breve análise, e a partir destas observações já pode começar a traçar um perfil de como deve ser o rótulo da sua cerveja artesanal. Um bom rótulo para cerveja artesanal é aquele que vai fazer com que o seu consumidor tenha vontade de experimentar a sua cerveja. Algumas perguntas que você pode usar como guia:

– Em que situações minha cerveja deve ser consumida? (é uma cerveja mais encorpada, para ocasiões especiais ou é uma cerveja leve para ser consumida em maior quantidade, como em churrascos por exemplo?)

– Quem é o público consumidor da minha cerveja? Quando estiver definindo seu público-alvo, procure também levar em consideração critérios mais subjetivos, não se apegando apenas a dados demográficos. Analise gostos pessoais, como por exemplo: meu público é formado por pessoas que gostam de cervejas mais fortes, mais amargas / alcoólicas, ou pessoas que preferem cervejas mais leves? Ah, e aqui vale uma dica… É um preconceito enorme achar que o público feminino gosta apenas das cervejas mais leves, adocicadas… Eu, por exemplo, adoro as IPAs…  E a pergunta principal, considerando as questões anteriores: como criar um rótulo que transmita ao meu público estes sentimentos? Se você já tem um layout, peça para outras pessoas observarem e pergunte o que o seu rótulo provoca nelas. Analise se os sentimentos ou impressões provocados condizem com o que você quer transmitir.

Informações importantes que devem estar presentes no rótulo de cerveja artesanal

Se você produz apenas para consumo próprio e quer um rótulo simples para identificar sua cerveja, não precisa ter grandes preocupações, pois as informações básicas já serão suficientes para elaborar um rótulo simples. Porém, se  você deseja comercializar sua cerveja artesanal dentro da Lei, é fundamental consultar a Lei nº 8.918, de 14 de julho de 1994 . Nesta Lei você terá todas as informações necessárias para produzir sua cerveja e elaborar seu rótulo dentro do que a Legislação impõe. É um texto longo, que define as regras para todas as bebidas, mas aqui vai um breve resumo do que não pode faltar no rótulo de cerveja artesanal:

 

Dicas para a criação de rótulos para cerveja artesanal

 

É preciso observar que as informações obrigatórias devem estar dispostas de maneira clara, objetiva, em letras com tamanho e fonte adequadas, para que o consumidor não tenha dificuldade na leitura ou no entendimento das palavras. Porém, outros fatores também são fundamentais para que você acerte no layout e o rótulo da sua cerveja artesanal seja altamente atrativo. Algumas dicas:

 

– Valorize no seu rótulo ingredientes que tornam sua cerveja diferente das outras. Por exemplo, se sua cerveja leva frutas na composição, use isso em elementos gráficos do rótulo. A mesma idéia vale para o destaque de alguma peculiaridade no processo de produção. Um bom exemplo é a Cervejaria Colorado. Entre no site da Colorado e observe a história de cada cerveja e os elementos que compõem cada rótulo.

 

– Use desenhos interessantes, fontes fáceis de ler, cores marcantes. Mas observe muito bem a harmonia entre todos os elementos, para criar rótulos limpos, sem exageros. O equilíbrio é fundamental!

 

– Se ainda está na fase inicial, pense em um nome que seja de fácil memorização, e consulte a possibilidade de registrá-lo antes de iniciar o desenvolvimento do seu rótulo.

 

– O rótulo da cerveja artesanal deve deixar claro qual é o estilo (Pilsen, Ipa, etc.). Se você produz diferentes estilos, cada um deles deve estar ligado ao estilo ao qual pertence, mas o consumidor deve ser capaz de identificar que todos são da mesma marca. Imagens e fontes no mesmo estilo ajudam a manter uma similaridade entre os layouts. Mais uma vez, os rótulos da Colorado são um ótimo exemplo. Eles mantém o mesmo formato, a mesma disposição dos elementos, mas utilizam cores e desenhos relacionados ao processo de produção de cada cerveja e estilo.  Outros bons exemplos: Invicta, Roleta Russa, 5Elementos.

 

– Uma dica de ouro: não tente fazer um rótulo profissional por conta própria. Existem muitos profissionais bons no mercado, e a experiência de um designer na criação do seu rótulo é fundamental para que você tenha o sucesso que busca com a sua cerveja. É um investimento que retornará mais adiante, pois um rótulo que se destaca na prateleira cria o interesse do consumidor, aguçando seus sentidos e fazendo-o experimentar sua cerveja. O papel do designer é justamente transformar todo o conceito da sua cerveja em imagens que provoquem o consumidor. Para isso é preciso um conhecimento profundo de técnicas que vão muito além da computação gráfica.

 

Um pouco sobre a impressão de rótulos para cervejas artesanais

Agora, uma dica das mais importantes: converse com seu designer sobre os custos de produção. Se você observar nas prateleiras, as cervejas comerciais possuem os mais diferenciados rótulos. Alguns, impressos em material metalizado, outros, com relevo, verniz aplicado em partes específicas, impressos em material transparente, ou com recortes diferenciados. Tudo isso tem um custo, e na grande maioria das vezes, são rótulos inviáveis para quem está começando. Assim, é importante que o seu designer saiba qual é a sua expectativa de gastos com a produção dos rótulos, pois alguns detalhes na produção podem inviabilizar um lindo projeto caso você não possa gastar muito inicialmente.

Existem diferentes processos para a impressão de rótulos, como Flexografia, Impressão Digital em Plotter, Serigrafia, entre outros. Os materiais também variam bastante (vinil adesivo, BOPP, papel adesivo, etc). Para quem está começando, é importante levar em consideração os custos, já que muitas vezes a produção ainda é pequena e não compensa fazer um milheiro de rótulos, por exemplo. Se este é o seu caso, as melhores opções são o vinil adesivo e o BOPP. Converse com o designer sobre as opções existentes e também sobre as limitações de cada material, para que seu projeto seja criado da maneira correta.

Leliane Andrade

Marketing Digital para Negócios de Alimentação

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