ColunistasCOLUNISTAS

Caroline Silva Fraga

Autor: Caroline Silva Fraga

Cuidado! As pausas preenchidas na sua fala prejudicam a sua credibilidade

29/7/2018 - Piracicaba - SP

No texto que postei no dia 21 de julho, eu expliquei por que é importante você empoderar a sua voz., o qual eu espero que você  tenha escolhido empoderá-la. Mas se você ainda não leu, volte no post anterior e leia, pois têm informações relevantes que eu fiz especialmente pensando em você para construção de uma comunicação eficiente, segura e que alavanque ainda em 2018 a sua carreira.

Antes de entrar no assunto, quero te pedir que compartilhe essas informações com seus amigos, familiares, conhecidos, vizinhos, com todo mundo. E mande um e-mail para mim com comentários sobre esse post, suas dúvidas, o que te incomoda na sua forma de falar, para que eu possa te ajudar escrevendo um texto sobre isso, porque pode ser um problema seu e de outras pessoas.

Hoje eu vou explicar rapidamente uma “Dica” que dei no post sobre o Efeito Barack Obama, o qual falei sobre as pausas preenchidas também conhecidas como pausas disfluentes (hum, né....).

    É comum notarmos durante a fala de algum conhecido, ou até na nossa própria fala a presença de pausa preenchida (hum, né, eh, hã, vei, entre outras) que afeta a fluência do falante marcada por uma disfluência. Essas perturbações são péssimas para quem ouve, pois dificulta a clareza da sua mensagem, e prejudica pouco a pouco a sua credibilidade.

Imangine uma situação que alguém está  falando com você, e começa contando uma história e a cada frase termine pronuciando a palavra né. Veja como é chato ouvir isso,  agora pense  essa palavra você falando? Chato demais.....

Mas, por que elas aparecem? Há várias razões: há uma grande probabilidade que você esteja em situação de estresse, inseguro(a),  muito animado(a) ou já é um vício da sua forma de falar. Existem evidências que comprovam que as disfluências são parte natural da fala de todos os falantes. Além disso, todos os ouvintes são capazes de detectar quando a fala de um interlocutor apresenta algum “problema”, ainda que essa detecção seja muitas vezes de forma não-consciente, mas tome cuidado com essas pausas, pois são vilões do seu sucesso e você tem uma missão de eliminá-la da sua comunicação.

Então, como você pode eliminar as pausas preenchidas? Uma forma de resolver isso é dominando o assunto que vai falar, peça feedback da sua fala aos seus familiares e amigos, se não quiser pedir, ouça os áudios que você manda pelo whatssap para ter consciência, mas se já tem consciência se policie.

A  única forma de eliminar essa pausa é você se policiando!!!!

Compartilhe no Whatsapp