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Caroline Silva Fraga

Autor: Caroline Silva Fraga

Efeito Barack Obama: Impulsione a sua carreira através de uma boa comunicação

14/7/2018 - Piracicaba - SP

 

Eu decidi escrever este artigo para aprofundar um tema que eu amo, que é comunicação.  Estou fazendo isso com uma didática específica para tornar a sua experiência mais intensa.

Eu poderia mencionar os maiores oradores que o Brasil já teve, ou simplesmente, mencionar os maiores oradores do mundo. Mas eu quero chamar atenção para ex- presidente Barack Obama, mesmo que você nunca tenha visto ele discursar, mas já deve ter ouvido elogios referente a sua habilidade de comunicação em público.

Vale ressaltar, que Obama conhece o seu estilo de comunicação e utilizava algumas estratégias para melhorar e tornar marcante a sua capacidade de seduzir o seu ouvinte.

E você, já reparou a forma como você se comunica? Caso tenha ou não reparado, é importante melhorar, porque as chances podem chegar e você perder, pois ser um bom comunicador é essencial para todos nós que somos falantes sendo em maior ou menor proporção.

 

Quem é que não sonha na conquista de um emprego, ou na conquista daquela promoção tão sonhada, mas sempre aparece algum empecilho na hora H, que nos distanciam e diminuem as nossas chances, consequentemente, nos frustrando.

Mas de quem é a culpa? A culpa pode ser da forma como você se comunica! Talvez você não saiba seduz o seu interlocutor com suas palavras.

Eu percebi na minha experiência como fonoaudióloga atendendo inúmeros clientes a falta de consciência da sua comunicação e o impacto que isso provoca nas suas carreiras. Mas deixar dar algumas dicas   rápidas para você náo perder tempo e começar a ser um bom comunicador.

 

Cuidado com falar baixo ou alto demais, os dois são extremos na nossa comunicação, pois impede que a mensagem chegue com clareza ao ouvinte. Se você fala baixo demais compromete o entendimento do que você fala e passa uma imagem de falta de segurança. Mas se você fala alto, você também compromete e passa uma imagem de descontrole emocional, parecendo que estar brigando com o seu ouvinte.

Então, para você não chegar esses extremos sempre ouça os feedback dos seus amigos, familiares, pois vai te ajudar a se policiar.

 

Ritmo lento ou rápido demais, se você fala as informações numa velocidade lenta demais vai chegar um momento que o seu ouvinte vai se incomodar, pois ficará cansativo de ouvir ainda mais se for muita informação. O contrário também vai ser chato, porque você quer logo se livrar da situação exposição.

Faça uma gravação em áudio da sua fala, ouça para tomar consciência e leia textos, porque as pontuações junto com o seu policiamento vão ajudar no controle da velocidade. Mas se não conseguir, procure ajudar de um fonoaudiólogo.

 

Pausas preenchidas (hum, né, eh, hã), é péssimo ouvir na fala de alguém esses vícios, isso dificulta a clareza da sua mensagem.

Peça feedback da sua fala com seus familiares e amigos, se não quiser pedir, ouça os áudios que você mandou pelo whatssap para ter consciência, mas se já tem consciência se policie.

 

Articular bem, isso é importante, uma articulação travada diminui a clareza da informação. Então, olhe no espelho se você movimenta pouco os lábios ao falar, peçaa feedback a alguém, faça gravação de vídeo. Ao tomar essa consciência, leia textos tentando articular mais, esse MAIS não significa de forma exagerada, então tome cuidado ao articular. Caso, você sinta dor para articular e também não consiga com essa dica uma boa articulação, você procure um profissional.

 

Coloquem em prática essas dicas para se tornar hábil na comunicação e  impulsionar a sua carreira.  Compartilhe esse texto para que mais pessoas  tenham consciência.

Caso tenha dúvida, mande mensagem para o e-mail: fonocarolinesf@gmail.com , com prazer eu irei tirar suas dúvidas referente a sua comunicação.

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