ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Sua empresa esta muito endividada? Há solução!!!

22/3/2018 - Piracicaba - SP

Sua empresa esta muito endividada? Há solução!!!

109-03-2018

O estrago deixado pela crise que assolou nosso país foi grande, poucos são os que não foram afetados pelo seu efeito, agora o mais importante é definir estratégias para superar esse momento.

Tenha certeza, não será fácil, porém, na maioria dos casos é possível reverter.

 A queda no faturamento, teve efeito em praticamente todos os segmentos, em uns mais forte que em outros, mas muitas vezes não foi apenas a queda o faturamento que penalizou a gestão.

É comum identificarmos empresas que vivem problemas na gestão empresarial, por diversas razões, entre elas podemos citar: reestruturação do quadro societário, falta de gestão, custo fixo elevado, falta de política comercial, elevado custo financeiro, entre outras razões.

É de suma importância, identificarmos a verdadeira razão pela qual a empresa esta obtendo baixos resultados (mesmo que os resultados não estejam sendo apurados corretamente) e se endividando; um trabalho bem conduzido, deve focar em diagnosticar a empresa, para então definir plano de ação.

Esperar efeitos imediatos, é uma utopia, a situação não ficou ruim de uma hora para outra, por isso, a solução também não vai acontecer rápido; requer ações, muitas ações...

Se o Passivo Bancário esta elevado, e já não há mais limites disponíveis e tão pouco capacidade de dar continuidade aos pagamentos bancários a solução é iniciar um processo de renegociação junto aos bancos, e essa renegociação, não pode ser realizada pelos sócios/diretores, pois, geralmente eles não são conhecedores das estratégias de negociação, podem ser conduzidos pelo emocional e convencidos que a melhor alternativa é a que o banco esta disponibilizando, e ai, a negociação que o banco queria, foi feita; logo o aperto financeiro voltará, infelizmente!!!

A renegociação bancária, requer planejamento, estratégias de tempo, conhecer corretamente as linhas de créditos e os credores, para então iniciar o processo de negociação e alcançar o melhor resultado para a empresa, para o banco receber a dívida já e um ganho.

Mas somente renegociando o Passivo (estamos tratando a febre, a infecção continua) não resolvemos o problema, o trabalho requer ir além, focar em solucionar a causa, e muitas vezes  requer um sacrifícios ainda maiores, corte de despesas, pessoas, redefinição de políticas, definição de metas (não apenas em vendas); e todo esse conjunto de ações pode com certeza depois de colocados em prática, acompanhados e corrigidos no que for necessário, fazer com que a empresa, entre num patamar de gestão que já esteve ou que tinha como objetivo.

Vale pensar e estudar a possibilidade de conversarmos a respeito.

Walber Almeida Xavier de Sousa é Diretor da AXS Consultoria Empresarial, atuou como professor universitário, faz parte do Conselho Consultivos de empresas de Médio Porte.

www.axsconsultoria.com.br

(55) 15 – 30130868 / 988151487 / 991051487

Atendemos toda a Região Metropolitana de Sorocaba-SP.

 

Sorocaba, Votorantim, Piedade, Iperó, Boituva, Porto Feliz, Tatuí, Itapetininga, Araçoiaba da Serra, Itu, Salto, Indaiatuba, São Roque, Mairinque, Alumínio, Ibiúna, Capela do Alto, Sarapui, Cerquilho, Tiete, Cotia, Vargem Grande Paulista, Angatuba, Araçariguama, Alambari, Cesário Lange, Jumirim, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Capivari, Jundiaí, Itupeva, Cabreúva, Laranjal Paulista.

 

 

Compartilhe no Whatsapp