ColunistasCOLUNISTAS

Albertino Lima Ribeiro

Autor: Albertino Lima Ribeiro

Mulheres, é hora de tirar os tamancos novamente!

8/3/2018 - Piracicaba - SP

Ha muito tempo as mulheres são discriminadas na maioria das sociedades. A cultura Hebreia, por exemplo,considerava a mulher tão inferior que ela nem ao menos era contada. Alguns rabinos até discutiam se a mulher tinha alma ou não.

O tempo passou e a mulher veio ganhando o seu espaço e muita coisa mudou, mas é necessário avançarmos mais no reconhecimento da mulher como um ser pleno.

Uma sociedade que nega direitos as mulheres só tem a perder. Recentemente a folha de São Paulo divulgou que o salário desigual entre homens e mulheres reduz o crescimento econômico e a expansão do PIB. Ademais, existem várias pesquisas que confirmam um melhor desempenho das empresas que valorizam a diversidade do seu quadro funcional. Sendo assim, discriminar a mulher não é apenas uma injustiça social, mas também possui um impacto significativo na economia.

A sociedade entorpecida pelo machismo está sabotando a si mesma. Talvez, além de realizarem protestos e marchas por todo mundo, as mulheres devessem sabotar as engrenagens da opressão que insistem teimosamente em subjugá-las.

Na França, durante o período pós revolução industrial, as trabalhadoras francesas que eram exploradas ao máximo pelas indústrias, pois trabalhavam exaustivamente 16 horas diárias, tiravam os seus tamancos - palavra francesa que significa “sabote” - e colocavam entre as engrenagens da fábrica. Dessa forma, como não havia tempo hábil para consertar as máquinas, as operárias eram dispensadas mais cedo, livrando-se da chibata do chão de fábrica. Devido a essa estratégia, surgiu o termo sabotagem que ganhou um sentido bem mais amplo nos dias de hoje. 

A força da necessidade levou as mulheres a sabotarem os seus opressores para que elas não morressem de exaustão.

Então mulheres, é hora de tirar os tamancos novamente e destruir as engrenagens do preconceito e da exploração que insistem em privá-las da dignidade  a que vocês tem direito.

 

Por favor, tirem os seus tamancos novamente!

 

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp